O Município de Lagoa deu início à empreitada de requalificação do Jardim do Largo D. João II, na Mexilhoeira da Carregação, num investimento municipal de 739.000,62€ (acrescido de IVA).
Com uma área de 5.565,00m², o espaço intervencionado, contíguo à Rua Patrício Júdice, na União de Freguesias de Estômbar e Parchal, será alvo de uma profunda transformação com o objetivo de valorizar este jardim de uso público, reforçando a sua vocação como espaço de lazer, recreio e convívio para toda a comunidade.
Principais melhorias previstas:
• Criação de uma praça central, em betão poroso, ladeada por bancos multifuncionais, pensada para acolher diversas atividades e eventos;
• Abertura do parque à envolvente, com novos percursos e acessos que o ligam ao cais e aos espaços circundantes;
• Criação de uma esplanada com bar, no topo norte, com vista privilegiada sobre o rio Arade e o parque infantil;
• Criação de uma nova zona de estacionamento público, junto ao cais;
• Instalação de uma zona de jogo e recreio, com uma torre temática inspirada na vida marítima e uma pirâmide de cordas com 4 metros de altura;
• Construção de um terreiro em saibro para a prática de Petanca;
• Valorização paisagística, com introdução de novas espécies vegetais adaptadas ao clima local, promovendo a sustentabilidade e a eficiência na manutenção dos espaços verdes;
• Requalificação das redes de drenagem, abastecimento de água e iluminação pública, e instalação de novo mobiliário urbano.
Esta intervenção integra a estratégia do Município de Lagoa para a regeneração urbana e qualificação do espaço público, promovendo uma cidade mais acessível, inclusiva e sustentável, onde o bem-estar da população está no centro das decisões.