Cultura

17.ª edição do Festival Internacional de Órgão do Algarve 

A 17.ª edição do Festival Internacional de Órgão do Algarve vai começar este fim-de-semana e promete um mês de novembro pautado pela qualidade musical, com grande diversidade de concertos e encontros improváveis em música de câmara.

Organizado pela Associação Música XXI e com o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, I.P., em parceria com os Municípios envolvidos na programação, este é um evento ímpar, o Festival de Órgão de maior longevidade no País. Este ano, apresenta-se com dezassete concertos, três masterclasses, visita ao interior dos órgãos e concurso de fotografia, passando pelas Igrejas de Faro, Portimão, Loulé/Boliqueime e Tavira, como nas edições anteriores, e estreando-se em Igrejas de Lagoa e Lagos.

Com uma média de 2.500 espetadores por edição, o Festival de Órgão do Algarve é uma iniciativa singular na região, enquadrado por uma tríade cultural que incide sobre a apresentação de uma proposta musical diferenciada, a valorização do património religioso edificado e a manutenção e restauro dos órgãos históricos das Igrejas, impedindo a degradação mecânica destes instrumentos. Foi, incluso, este alinhamento que esteve no propósito da criação da Associação Cultural Música XXI, um encontro entre a música e a cultura, “em prol de um bem maior: a arte”.

Com mais de vinte anos de existência, a Associação Cultural Música XXI tem contribuído para um maior envolvimento do público algarvio com a Cultura, sendo também responsável por iniciativas como “Música de Pais para Filhos” ou a exposição do World Press Photo. Salienta-se o investimento na formação cultural das camadas mais jovens da população, comportado também no Festival de Órgão, com o concerto pedagógico para crianças, que acontece no dia 14 de novembro, na Igreja da Sé, em Faro, e envolve cerca de 600 crianças. 

Os concertos nas igrejas são de entrada livre (gratuita). As masterclasses e a visita ao interior dos órgãos carecem de inscrição (916782780; musicaxxi@gmail.com). Consulte AQUI toda a programação e mais informação sobre o Festival Internacional de Órgão do Algarve.

Festival Internacional de Órgão do Algarve 2024 conta com os apoios da CCDR Algarve, dos Municípios de Faro, Loulé, Portimão, Tavira, Lagoa e Lagos e da União de Freguesias de Faro, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve, tem como parceiros de comunicação Antena 2, Sul Informação e RUA FM e com o parceiro de alojamento Hotel Faro.

Conta ainda com a parceria da Diocese do Algarve, Cabido da Sé de Faro, Ordem do Carmo de Faro, Paróquias de Portimão, Boliqueime, Loulé, Tavira, Lagoa e Lagos, e Santa Casa da Misericórdia de Tavira.

Uma parceria ainda com o envolvimento de outras entidades e associações culturais: Associação Grupo Coral Adágio, Associação Grupo Coral Ossónoba, Associação Multiplicar Silêncios, Associação Cultural Ideias do Levante, Academia de Música de Portimão, Conservatório de Música de Loulé – Francisco Rosado, Companhia de Teatro DoisMaisUm, ALFA – Associação Livre de Fotógrafos do Algarve, FNAC Faro e Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC) da Universidade do Algarve.