Encontros Gymnasium: Arte e Educação em Lagos de 1 a 5 outubro
O Outono chega a Lagos pleno de arte e descoberta. De 1 a 5 de Outubro, a 1.ª edição dos ENCONTROS GYMNASIUM ocupa diferentes espaços culturais e escolas da cidade para uma mostra artística contemporânea que convoca universos distintos.
Entre as artes de palco, oficinas criativas, sessões de cinema e conversas, este é um espaço que consolida um percurso construído há 10 anos pelo projecto GYMNASIUM e que reflecte todo um trabalho criado em continuidade e em cumplicidade com a geografia escolar desta cidade algarvia, através de propostas de artistas que, a cada ciclo lectivo, são convidados a colaborar com crianças e jovens. Um compromisso que agora se comemora, na partilha com toda a comunidade lacobrigense.
Na música, a dupla Margarida Mestre & Rui Ferreira apresenta “Balada das 20 Meninas Friorentas”, que simboliza um poema feito canção em torno do ciclo de vida das andorinhas, a partir da delicadeza do piano, de sons inesperados e de percussões (Centro Cultural de Lagos, 1 de Outubro). “As árvores não têm pernas para andar” é um concerto-poema onde a pianista Joana Gama conta histórias maravilhosas sobre o mundo das árvores, munida do seu toy piano e acompanhada pelas ilustrações de Francisco Eduardo (Centro Cultural de Lagos, 2 de Outubro).
Os 1.ºs ENCONTROS GYMNASIUM contam também com o espectáculo interactivo da coreógrafa Aldara Bizarro, “Uma Bailarina na Escola”, que pretende desafiar as crianças a observar, pensar e participar, respondendo à questão “Que parte do corpo é que gostas mais?” (E.B. 2.3 Naus, 2 de Outubro). Gustavo Ciríaco, em “Amanhãs de ontem”, traz performances coreográficas que têm por base jogos inspirados em conhecimentos e movimentos do dia-a-dia, e em que a criação é partilhada com o aprendiz (Espaço Jovem, 3 de Outubro); e Sofia Dias & Vítor Roriz, naquela que é a primeira criação dos artistas para a infância, exploram a relação mágica e ilusória entre o som e a imagem, através da dança e da performance, em “Sons MentirososMisteriosos” (Centro Cultural de Lagos, 4 de Outubro).
Norman McLaren, um dos mais premiados realizadores da história do cinema canadiano e mestre da animação experimental, vai ser alvo de uma retrospectiva nos ENCONTROS GYMNASIUM. Além da criteriosa selecção de 11 curtas-metragens da obra de McLaren, produzidas e distribuídas pela National Film Board of Canada, são exibidos filmes de dois dos seus colaboradores mais próximos e parceiros artísticos, René Jodoin e Evelyn Lambart (Biblioteca Municipal de Lagos Dr. Júlio Dantas, 1, 3 e 4 de Outubro). Para a despedida desta grande celebração da sua primeira década de vida, o GYMNASIUM preparou um dia repleto de várias actividades abertas à comunidade em geral. A 5 de Outubro, com lugar na E.B. 1 Bairro Operário, o programa inclui a peça “Antiprincesas / Frida Kahlo”, pela actriz e encenadora Cláudia Gaiolas, que evoca a famosa pintora mexicana, numa brava homenagem a esta mulher heroína da vida real; e duas oficinas criativas para famílias, que partem do movimento do corpo para uma exploração imensa: “O que é uma linha?”, dirigida pela artista plástica multidisciplinar Susana de Medeiros, e “Paisagens que parecem coreografias”, pela coreógrafa e bailarina Maria Ramos. Por fim, há dez velas para soprar à volta de uma mesa e em tom de festa e de partilha com os participantes.