Cultura

Visita comentada À Igreja de Santa Maria em Tavira

𝘕𝘰 𝘱𝘳ó𝘹𝘪𝘮𝘰 𝘥𝘪𝘢 27 𝘥𝘦 𝘫𝘶𝘭𝘩𝘰 (𝘴á𝘣𝘢𝘥𝘰), 𝘢 𝘱𝘢𝘳𝘵𝘪𝘳 𝘥𝘢𝘴 10𝘩30, 𝘢 𝘊𝘊𝘋𝘙 𝘈𝘭𝘨𝘢𝘳𝘷𝘦, 𝘐.𝘗. 𝘦 𝘰 𝘔𝘶𝘯𝘪𝘤í𝘱𝘪𝘰 𝘥𝘦 𝘛𝘢𝘷𝘪𝘳𝘢, 𝘦𝘮 𝘤𝘰𝘭𝘢𝘣𝘰𝘳𝘢çã𝘰 𝘤𝘰𝘮 𝘢 𝘦𝘮𝘱𝘳𝘦𝘴𝘢 𝘐𝘯 𝘚𝘪𝘵𝘶 – 𝘊𝘰𝘯𝘴𝘦𝘳𝘷𝘢çã𝘰 𝘥𝘦 𝘉𝘦𝘯𝘴 𝘊𝘶𝘭𝘵𝘶𝘳𝘢𝘪𝘴 𝘦 𝘢 𝘗𝘢𝘳ó𝘲𝘶𝘪𝘢 𝘥𝘦 𝘛𝘢𝘷𝘪𝘳𝘢, 𝘱𝘳𝘰𝘮𝘰𝘷𝘦𝘮 𝘶𝘮𝘢 𝘷𝘪𝘴𝘪𝘵𝘢 𝘤𝘰𝘮𝘦𝘯𝘵𝘢𝘥𝘢 à𝘴 𝘰𝘣𝘳𝘢𝘴 𝘥𝘦 𝘤𝘰𝘯𝘴𝘦𝘳𝘷𝘢çã𝘰 𝘦 𝘳𝘦𝘴𝘵𝘢𝘶𝘳𝘰 𝘲𝘶𝘦 𝘥𝘦𝘤𝘰𝘳𝘳𝘦𝘮 𝘯𝘢 𝘐𝘨𝘳𝘦𝘫𝘢 𝘔𝘢𝘵𝘳𝘪𝘻 𝘥𝘦 𝘚𝘢𝘯𝘵𝘢 𝘔𝘢𝘳𝘪𝘢.

A iniciativa enquadra-se na celebração dos 60 anos da Carta de Veneza, marco importante na história da conservação e restauro de Monumentos e Sítios. Em foco estará o passado da igreja de Santa Maria do Castelo, Monumento Nacional desde 1910 e um dos dois únicos templos algarvios que fazem parte da Rota dos Templos Marianos. Esta igreja destaca-se pelo seu valor histórico e cultural, estando intrinsecamente ligada à história de Tavira e aos sepulcros dos sete cavaleiros mártires e de D. Paio Peres Correia, Mestre da Ordem de Santiago e conquistador de Tavira.

Acompanhados por especialistas como 𝗣𝗲𝗱𝗿𝗼 𝗚𝗮𝗴𝗼 (𝗖𝗼𝗻𝘀𝗲𝗿𝘃𝗮𝗱𝗼𝗿-𝗥𝗲𝘀𝘁𝗮𝘂𝗿𝗮𝗱𝗼𝗿, 𝗖𝗖𝗗𝗥 𝗔𝗹𝗴𝗮𝗿𝘃𝗲, 𝗜.𝗣.), 𝗠𝗮𝗿𝗰𝗼 𝗦𝗼𝘂𝘀𝗮 𝗦𝗮𝗻𝘁𝗼𝘀 (𝗛𝗶𝘀𝘁𝗼𝗿𝗶𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗱𝗲 𝗔𝗿𝘁𝗲, 𝗠𝘂𝗻𝗶𝗰í𝗽𝗶𝗼 𝗱𝗲 𝗧𝗮𝘃𝗶𝗿𝗮) 𝗲 𝗙á𝘁𝗶𝗺𝗮 𝗟𝗹𝗲𝗿𝗮 (𝗖𝗼𝗻𝘀𝗲𝗿𝘃𝗮𝗱𝗼𝗿𝗮-𝗥𝗲𝘀𝘁𝗮𝘂𝗿𝗮𝗱𝗼𝗿𝗮, 𝗜𝗻 𝗦𝗶𝘁𝘂 – 𝗖𝗼𝗻𝘀𝗲𝗿𝘃𝗮çã𝗼 𝗱𝗲 𝗕𝗲𝗻𝘀 𝗖𝘂𝗹𝘁𝘂𝗿𝗮𝗶𝘀), os participantes poderão inteirar-se sobre aspetos da história artística da igreja e acerca dos resultados da intervenção de conservação em curso no interior do templo, incidindo especialmente sobre a recente e inesperada descoberta de pintura mural a fresco na abóbada da Capela dos Passos e sobre a intervenção de restauro dos painéis de azulejos da Capela do Santíssimo Sacramento.

Esta operação foi financiada pelos fundos europeus geridos na região, no âmbito do Programa Regional CRESC ALGARVE 2020, visando a conservação dos retábulos, pinturas e alguma estatuária que se encontrava degradada, reforçando a importância da valorização e divulgação do património cultural.

A inscrição para a visita é gratuita e obrigatória, podendo ser feita até 25 de julho ou até ser atingido o máximo de 35 participantes, através: https://forms.gle/5mMDJYALR7znVGBZ6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *