Atualidade

Município de São Brás de Alportel entrega voto de louvor a Íris Santos

O Município de São Brás de Alportel entregou, a 11 de abril, um voto de louvor à investigadora na área da educação, Íris Santos, uma são-brasense pelo mundo, recentemente distinguida com o Prémio de Melhor Dissertação 2024 – Global Educação.

Íris Santos é uma são-brasense de alma e coração, que leva ao mundo o seu entusiasmo pelo conhecimento e a sua paixão pela educção. Terminou o ensino secundário em São Brás de Alportel tendo prosseguido estudos na Universidade de Évora onde concluiu a licenciatura em educação de infância.  A sua experiência além-fronteiras teve início em 2001 quando foi das primeiras alunas da Universidade de Évora a participar no Programa Erasmus que a levou até à Bélgica.

Mais tarde, entre 2003 e 2005, esteve em Boston, nos Estados Unidos da América, através do programa Au Pair, uma experiência que lhe permitiu conhecer o país e frequentar vários cursos de línguas e um curto curso de psicologia social na Universidade de Harvard.

Em 2006, fez dois meses de voluntariado em Moçambique. No mesmo ano, é contratada como educadora de infância contratada no serviço público e também no privado. Entretanto, foi colocada na ilha da Madeira, onde “mais ou menos por escolha” permaneceu durante por três anos.

Em julho de 2013, foi admitida num Jardim de Infância internacional, na cidade de Tampere, na Finlândia, onde trabalhou quatro anos.

Surgiu, entretanto, a oportunidade de trabalhar uma Universidade de Tampere como assistente num projeto de investigação focado na análise da qualidade de educação no Brasil, na China e na Rússia.

Doutorou-se em Administração e Política Educacional pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Recentemente, estando contratada como investigadora de doutoramento pela Faculdade de Educação e Cultura da Universidade de Tampere, onde também leciona, concluiu o seu projeto de investigação, realizado em conjunto com o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa com o tema da transferência de políticas educativas: “Exteriorizações no Parlamento Português e na imprensa escrita – Uma abordagem complexa aos processos de elaboração de políticas educativas”. 

Este projeto de investigação foi reconhecido com o Prémio de Melhor Dissertação pela Globalização & Educação SIG, na Sociedade Comparativa e Internacional de Educação.

Uma distinção que resulta do seu exemplar percurso de investigação que muito honra a sua terra natal e que mereceu por parte do executivo municipal a aprovação de um voto de louvor onde é reconhecido o mérito e o elevado contributo para o conhecimento na área da educação a par da sua contínua capacidade para abraçar novos projetos e desafios.

Na impossibilidade de estar presencialmente em São Brás de Alportel no ato de entrega do voto de louvor, Íris Santos, esteve presente através de videochamada e contou com a presença de familiares e amigos.