Desporto

Volta ao Algarve em Bicicleta e Festival Internacional de Xadrez marcam a agenda desportiva de Portimão para fevereiro

Ciclismo, xadrez, basquetebol, vela e natação estarão em plano de evidência na programação desportiva de Portimão durante o mês de fevereiro, com destaque para Volta ao Algarve em Bicicleta, cuja 50.ª edição partirá da zona ribeirinha da cidade na manhã do dia 14.

O mês arranca nos dias 2 e 4 com a Europa Cup ILCA’24 – Portimão, prova de vela ligeira que constituirá a etapa nacional de apuramento para o circuito europeu desta classe, reunindo na cidade mais de 250 velejadores, em representação de clubes portugueses e de outros países.

A competição é organizada conjuntamente pela ILCA European Region, Federação Portuguesa de Vela, Associação Regional de Vela do Sul e Clube Naval de Portimão.

No dia 3 de fevereiro, o Pavilhão Desportivo da Boavista receberá o Super Fitness Day, uma iniciativa do Ginásio Epic Fitness que contempla várias modalidades, com aulas de grupo e workshops para profissionais.

As datas de 3 e 4 de fevereiro também foram escolhidas pelo Clube Naval de Portimão para a Prova Intersócios CNP 2024, a disputar em frente à Praia da Rocha, nas várias categorias de surf.

A prova é aberta a sócios e não sócios do clube, que promove o evento em conjunto com a Future EcoSurf, tendo ainda o apoio do Município de Portimão.

Igualmente para o fim de semana de 3 e 4 de fevereiro foi agendado o Torneio Nadador Completo de Cadetes, a decorrer na Piscina Municipal de Portimão, sob organização da Associação de Natação do Algarve.

No mês de fevereiro, o Pavilhão Desportivo do Boavista vai receber duas partidas de basquetebol ao mais alto nível, a primeira das quais agendada para as 17h00 do dia 10, quando o Portimonense SC defrontar o AD Galomar para a jornada 15 da Liga Betclic, ao passo que no dia 14 (20h00) a equipa da casa enfrenta o Lusitânia dos Açores, em jogo referente à Taça Hugo dos Santos.

O primeiro grande destaque do mês pertencerá ao Festival Internacional de Xadrez de Portimão, para o qual já estão inscritos mais de cem xadrezistas, em representação de 21 países, decorrendo esta importante competição no Portimão Arena, entre 11 e 18 de fevereiro.

Organizado pela Academia de Xadrez de Portugal, o Festival será composto por dois torneios opens, um em ritmo clássico (4,5 horas cada jogo) e outro em ritmo rápido (9 rondas de jogos com cerca de 30m), ambos válidos para o ranking internacional, permitindo aos jogadores portugueses, especialmente os do Algarve, o contacto com jogadores de dezenas de países e de níveis técnicos pouco frequentes nos eventos nacionais.

Estão previstas ações de ensino e promoção do xadrez direcionadas para a população local, possibilitando momentos de aprendizagem e prática livre em locais a ser divulgados oportunamente.

Mas o principal destaque na agenda desportiva de Portimão do mês caberá à partida da etapa inicial da 50.ª Volta ao Algarve em Bicicleta, agendada para 14 de fevereiro, Dia dos Namorados.

Única prova portuguesa por etapas no circuito UCI ProSeries, a popular ‘Algarvia’ vai juntar de 14 a 18 de fevereiro alguns nomes de referência da velocipedia mundial, a par de muitas promessas da modalidade, contando com cobertura televisiva em diversos países, como vem sendo habitual.

O programa da etapa de estreia da Volta ao Algarve, organizada pela Federação Portuguesa de Ciclismo, começa na zona ribeirinha de Portimão às 9h00 com a chegada e apresentação das equipas, prevendo-se que o tiro de partida seja dado às 11h40.