Atualidade

CCDR Algarve presente primeira edição da Faro Convention International Conference (FCIC’24)

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, I.P. está presente na primeira edição da Faro Convention International Conference (FCIC24), que começa hoje e decorre até 2 de Fevereiro, na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto.

Dedicada ao tema dos processos participativos na gestão do património cultural, elemento fulcral da Convenção-Quadro sobre o Valor do Património Cultural para a Sociedade (Convenção de Faro), adotada pelo Conselho da Europa em 2005, esta primeira Conferência é organizada pela Cátedra UNESCO Heritage and the Reshaping of Urban Conservation for Sustainability, tutelada por Ana Pereira Roders e sediada na Universidade de Tecnologia de Delft (TUDelft), dos Países Baixos, em parceria com a Cátedra UNESCO Heritage, Cities and Landscapes. Sustainable Management, Conservation, Planning and Design, tutelada por Teresa Cunha Ferreira e sediada na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP).

Assinada a 27 de outubro de 2005, a Convenção de Faro apela ao reforço das políticas públicas na área da cultura, para além da dicotomia tradicional do “património/museus” e das “indústrias culturais/produção artística”, e da criação de parcerias entre o Estado e a Sociedade Civil para a ação sobre o património cultural, envolvendo as atividades educativas, a comunidade científica e os artistas.

Neste encontro científico na cidade do Porto, a representação da CCDR Algarve será assegurada pelo arqueólogo Frederico Tátá Regala, diretor da Unidade de Cultura, criada recentemente, na sequência da integração da ex-Direção Regional de Cultura do Algarve na sua nova estrutura orgânica.