Desporto

Provas desportivas promovem Albufeira todo o ano

O desporto pontua os primeiros meses do ano em Albufeira. Estão já marcadas diversas provas desportivas, fazendo deste concelho uma referência para milhares de atletas. Assim, neste mês de janeiro regressa nos dias 26, 27 e 28, a Race Nature Albufeira e a 27, o Campeonato Nacional Sub-21 Latinas e Standard (dança desportiva). Pontua a agenda desportiva o regresso da Volta ao Algarve em ciclismo com contrarrelógio em Albufeira no dia 17 de fevereiro e a mítica prova das sapatilhas douradas, o “Cross das Amendoeiras – Taça dos Clubes Campeões Europeus” está marcado para o dia 25 de fevereiro.

O RaceNature, recorde-se, é uma prova desportiva de bicicletas de montanha (onde poderão também participar bicicletas com motor, no entanto estes atletas estão sujeitos a uma classificação diferente), com orientação por GPS, aberta à participação de qualquer pessoa com mais de 18 anos de idade, de qualquer sexo, ou nacionalidade.

Os concorrentes competem a solo ou em equipas de 2 elementos, guiados apenas por GPS individual, num percurso obrigatório. Esta prova é organizada pela Cabreira Solutions, em conformidade com os regulamentos da Federação Portuguesa de Ciclismo e conta com o apoio do Município de Albufeira.

As etapas são as seguintes: 26 de janeiro, sexta-feira – Prólogo de 4kms (Partida 1º atleta às 18h30); 27 de janeiro, sábado – Etapa 1 de 75 kms (Partida às 9h00); 28 de janeiro, domingo – Etapa 2 de 65 kms (Partida às 9h00).

Quanto ao Campeonato Nacional de Sub-21 Latinas e Standard, trata-se da primeira prova nacional da época a realizar no Pavilhão Municipal de Albufeira, pela Federação Portuguesa de Dança Desportiva, em parceria com o Futebol Clube de Ferreiras e com o apoio da Câmara Municipal No Campeonato Nacional de Sub-21 podem participar atletas que na próxima época atinjam ou tenham idades compreendidas entre os 16 e os 20 anos. Serão apurados os campeões nacionais deste escalão nas disciplinas de latinas e standard, nas categorias de iniciados, intermédios e open. Também no dia 27 de janeiro, após as provas, será realizada pela primeira vez a Gala dos Campeões do Circuito Nacional da época anterior. A distinção será entregue aos atletas de solo, pares e grupos. Serão também homenageados os pares da seleção nacional. No dia 28 de janeiro, domingo, será realizado no mesmo local o 1º Training Camp da época.

No que respeita à 50.ª Volta ao Algarve, o pelotão está fechado e contará com 25 equipas. A única corrida por etapas portuguesa do circuito UCI ProSeries, na estrada entre 14 e 18 de fevereiro, contará com 13 WorldTeams, o número mais elevado de sempre, em igualdade com a cifra alcançada em 2018. Para além da maioria do pelotão ser formado por coletivos do WorldTour, estarão presentes as cinco primeiras do ranking de 2023: UAE Team Emirates, Visma – Lease a Bike, Soudal Quick-Step, INEOS Grenadiers e Lidl -Trek.

A Volta ao Algarve é a melhor oportunidade para as equipas portuguesas competirem no mesmo pelotão das principais equipas do pelotão internacional, motivo pelo qual as nove formações continentais registados em Portugal para 2024 estarão na linha de partida para a 50.ª edição da corrida.

No final do mês de fevereiro regressa ao Pinhal do Concelho, nas Açoteias, aquela que é uma das mais míticas provas de corta-mato mundiais e a mais carismática em Portugal. Esta será a 47ª edição da prova e a penúltima etapa do Circuito Mundial de Corta-Mato da World Athletics. O evento integra ainda o Campeonato Regional de Corta-Mato e o Interassociações Jovem de Corta-Mato.

São muitos e bons motivos para fazer de Albufeira um destino de excelência no âmbito do Desporto e do Turismo associado ao setor.