Atualidade

Loulé dá mais um passo para a construção do novo comando territorial da GNR no Algarve

O executivo municipal aprovou hoje, por unanimidade, o programa preliminar que permitirá a realização do projeto para a construção, em Loulé, das futuras instalações do Comando Territorial da GNR de Faro.

Este é mais um passo para a construção do novo edifício que terá um custo estimado em cerca de 16.277.700,00 €.

Recorda-se que a Câmara Municipal de Loulé, a Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna e a Guarda Nacional Republicana renovaram um protocolo de colaboração, a 15 de novembro de 2022, no sentido de instalar o Comando Territorial da GNR de Faro, na cidade de Loulé, Município que cedeu o terreno para o efeito.

As atuais instalações do Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana no Algarve encontram-se em más condições de utilização, criando dificuldades a nível funcional e operacional para a atividade e desempenho desta força de segurança. Foi assim decidido pelo Ministério da Administração Interna promover a construção de uma infraestrutura adaptada às necessidades operacionais e funcionais dos efetivos da GNR.

O futuro Comando Territorial funcionará na “Cidadela de Segurança e Proteção Civil de Loulé”, junto ao nó da A22, onde já se encontra o Comando Regional de Emergência e Proteção Civil, o Corpo de Bombeiros Municipais, o Heliporto e, em breve, os serviços do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU).