Cultura

BullDog volta a entrar pela Janela Aberta no Teatro das Figuras

O espectáculo “BullDog”, produção do JAT – Janela Aberta Teatro, volta a subir ao palco do grande auditório do Teatro Municipal de Faro – Teatro das Figuras, onde teve a sua estreia a 7 de Julho de 2022, desta vez para duas sessões na semana em que se celebra o Dia Mundial do Teatro, com o selo do Plano Nacional das Artes.

Estas duas sessões encerram o primeiro trimestre do ano, em que o espectáculo BullDog esteve em digressão pelo Algarve. A mais recente criação original do JAT, esteve em cena em Fevereiro com 2 sessões esgotadas em Loulé e outras 2 em Março em Lagos, ambas para público escolar.

Para encetar este ciclo de circulação pela região, nos próximos dias 29 e 30 de Março, o elenco volta a palco, com uma sessão já esgotada para público escolar, e a única sessão para público geral ainda com lugares disponíveis.

As sessões têm o selo do Plano Nacional das Artes e integram a I Bienal Cultura e Educação, 2023 RETROVISOR: Uma história do futuro.

Sem palavras, esta peça utiliza a linguagem universal do Teatro Físico e da máscara para narrar uma história repleta de sentimento e poética, com uma importante mensagem sobre as sociedades contemporâneas, de entendimento e acessibilidade para todos os públicos independentemente da faixa etária, cultura e nacionalidade.

O JAT- Janela Aberta Teatro convida toda a comunidade, incluindo a comunidade surda, a assistir a este espectáculo de beleza e sensibilidade única, sobre as relações humanas e intergeracionais, cujo tema central é o bullying.

Com encenação de Miguel Martins Pessoa e Diana Bernedo e interpretação de André Canário, Diana Bernedo, Fernando Cabral e Tânia Silva.

O JAT – Janela Aberta Teatro é uma companhia de teatro físico sediada em Faro. Esta trabalha um teatro onde a fisicalidade e a pesquisa do corpo poético é colocada ao serviço de novas dramaturgias. Um teatro que não necessita do uso da palavra, mas que não a deixa de parte. A companhia é dirigida pela dupla Diana Bernedo, actriz e encenadora basca, e Miguel Martins Pessoa, actor e encenador português. Entre as suas criações originais destacam-se os espectáculos Algo de Macbeth, As Bodas de Prata do Conde Baldinski, Cocktail da evolução, Asas de Papel, Cinema Miami, Sai da Frente, Ouvi Dizer, Aluga-se, entre outras.

Paralelamente à criação de espectáculos, o JAT desenvolve um relevante projecto de formação Teatral no Algarve, com a oferta de um leque de cursos anuais, onde se aprofundam disciplinas variadas do Teatro em geral, e do Teatro Físico em particular.

O JAT organiza o MOMI – Festival Internacional de Teatro Físico – Algarve, que terá a sua 2a edição em Junho de 2023.

A única sessão para público geral de BullDog, de quinta-feira, dia 30 de Março, decorre às 21:00. Os bilhetes têm um custo de 10€ para adultos e 5€ para menores de 18 anos.