Desporto

“Recriação da Matança de Porco” leva mais de 300 pessoas a caminhar na Cortelha

No passado dia 15 de Janeiro, a Cortelha e a Serra do Caldeirão acolheram mais de 300 pessoas no Passeio Pedestre dedicado a “Recriação da Matança do Porco”.

O dia acordou tímido, mas rapidamente o sol apareceu na serra algarvia e os pedestrianos foram chegando à Associação dos Amigos da Cortelha, para participarem em mais um Passeio Pedestre, desta vez dedicado à “Recriação da Matança do Porco”. A Cortelha, aldeia inserida na Serra do Caldeirão, bem no interior do concelho de Loulé, acolheu neste ultimo Domingo, mais de 300 pessoas que além de assistirem à representação de umas das tradições mais genuínas do interior algarvio, apreciaram as belas e verdejantes paisagens da freguesia de Salir.

Depois de beberem um café de “escolateira” e provarem o “mata-bicho” (calço de aguardente de medronho bebido logo de manhã), mas ainda no Largo da Associação, os caminhantes assistiram à apresentação da “Recriação da Matança do Porco” pelos elementos do Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão.

Já com o primeiro quilometro percorrido, passaram próximo do Moinho do Farranhão, um dos sítios mais deslumbrantes do percurso, onde num miradouro natural, conseguiram ter uma vista panorâmica do Algarve, depois disso circundaram a Barragem do Vale Maria Dias, onde numa das ribeiras estavam as mulheres a lavarem as tripas.

Já mais para diante e numa eira tradicional no sitio da Cumeada tiveram então direito a um reforço de abastecimento, onde sempre ao som do acordeão, puderam saborear os bolos caseiros e a aguardente de medronho da Serra do Caldeirão.

No final e à chegada ao Polidesportivo da Cortelha, estava o Grupo de Janeiras desta aldeia, que trouxe as sonoridades e cantorias natalícias do “Canto dos Reis” e que abriu assim o convívio para a degustação de um belo lanche serrano, em que as carnes do porco eram o prato principal, mas onde não faltaram as saborosas e sempre desejadas Papas de Milho.

O próximo Passeio Pedestre da Cortelha será dedicado à Aguardente de Medronho e está agendado para o 2º fim de semana de Março, onde a principal atração será a visita às diversas destilarias da zona. Esta iniciativa foi organizada pela Associação dos Amigos da Cortelha e contou com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Salir.

Fonte: JF Salir