Concerto “Percussão e Piano” de Álvaro Cortez & Pedro Emanuel Pereira em Lagoa

O Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa, recebe no dia 21 de janeiro, pelas 17h00, o concerto “Percussão e Piano” que junta em palco Álvaro Cortez & Pedro Emanuel Pereira.

Sinopse: Aplaudido pela ampla gama musical e capacidade inata de “extrair novos sons”, Álvaro Cortez é um pioneiro no palco global da percussão. Combinando a técnica meticulosa, a inteligência musical e um senso de leveza, as suas performances únicas são imbuídas de energia, paixão e poder que ressoam em todos os tipos de público. venceu vários prémios em competições globais de percussão, incluindo o Concurso Musicale Europeo (Itália), Universal Marimba Competition (Bélgica) e Jeju International Music Competition (Coreia do Sul), Prémios Jovens

Músicos, entre outros. Atualmente é artista convidado na Opera del Liceu de Barcelona e recentemente foi selecionado para gravar um CD na Orpheus Classical Music Label.

Pedro Emanuel Pereira, Graduado com distinção honorável pelo Conservatório de Moscovo e pelo Conservatório de Amesterdão, Pedro Emanuel Pereira foi vencedor de inúmeras competições internacionais de piano como concurso internacional “Santa Cecília”, Porto, concurso internacional de Piano “City of San Sebastian”, Espanha entre outros. Considerado um dos mais proeminentes pianistas da sua geração, apresenta-se com a sua própria arte e visão do mundo, moldada pela jornada de sucesso que tem acompanhado a sua carreira na música erudita. A partir da sua abordagem num instrumento orquestral que venera, é através das teclas de um piano que personifica vivências, histórias e a cultural musical portuguesa, que se ouve a partir da brilhante poesia e dos diferentes estilos que explora.

Autor de dois álbuns, “Russian Journey” com obras de grandes compositores como Prokofiev e Rachmaninov. Segundo álbum “Sons da Minha Terra”, um álbum que dá a conhecer as sonoridades da terra natal do pianista vimaranense. Entre as várias obras gravadas destaca-se “Sons de Abril” (improvisação sobre temas de José Afonso) Pedro Emanuel Pereira explora com singular mestria uma nova abordagem que incorpora reminiscências da música tradicional portuguesa aliada à música de tradição erudita e clássica.

Os bilhetes para este espetáculo custam 6€ (20% desconto c/ passaporte cultural, cartão Lagoa Social ou Passaporte Rota do Petisco 2022, disponível nas bilheteiras do Município de Lagoa) e já se encontram à venda em: https://cmlagoa.bol.pt/ e nas bilheteiras dos CTT, da Fnac, Worten, Auditório Carlos do Carmo, Centro Cultural Convento de S. José e Balcão Único da Câmara Municipal de Lagoa.