Natal no concelho de Loulé rima com sustentabilidade energética

À semelhança do que está a acontecer um pouco por todo o mundo, no concelho de Loulé o programa de animação de Natal terá em conta o contexto de crise energética pelo que a redução do consumo com as iluminações decorativas será nota dominante.

De 10 de dezembro a 6 de janeiro, as luzes de Natal irão dar brilho às ruas dos principais polos urbanos deste concelho, Loulé, Quarteira e Almancil, estando também previstos alguns apontamentos em todas as freguesias. Mas este ano o horário será mais curto, apenas no período compreendido entre as 18h00 e as 23h30 estarão ligadas as luzes, que serão 100% LED. “Com esta medida estamos em consonância com o que se irá passar em várias cidades pelo mundo fora. Vamos tentar equilibrar a componente de dinamização da economia, em particular do comércio, numa época tão importante como é o Natal, com a necessidade de promovermos a poupança energética”, explicam os responsáveis municipais

A programação de Natal arranca no dia 10, às 15h00, com a chegada do Pai Natal à cidade de Loulé e abertura da Aldeia dos Sonhos. Depois de dois anos atípicos, as crianças – mas também os adultos – vão poder voltar a desfrutar livremente deste espaço em que a casa do Pai Natal, o largo dos duendes, o carrossel, o comboio de Natal, a pista de gelo, as barraquinhas com doces e outras iguarias desta época e toda a decoração pretendem recriar, de forma fiel, a aldeia do Pai Natal na Lapónia. A Aldeia dos Sonhos, que se estende pela Cerca do Convento, Largo D. Afonso III e Largo de S. Francisco, funcionará no seguinte ao horário: sábado, das 10h00 às 19h30, domingo, das 14h00 às 19h30, e durante a semana, das 14h00 às 19h30. Encerra à segunda-feira.

Este conceito será replicado na cidade de Quarteira, com a Praça de Natal, que vai levar animação à Praça do Mar e ao Centro Autárquico, espaços onde terão lugar mercadinhos de Natal e momentos de animação com grupos de música e dança. Já em Almancil, o Jardim dos Sonhos transporta o espírito festivo e solidário da quadra ao emblemático Jardim das Comunidades, ponto de encontro de diferentes nacionalidades e gerações. Estes espaços inauguram no dia 11 de dezembro (o Pai Natal chega a Quarteira às 11h00 e a Almancil às 15h30).

Uma das novidades deste programa de Natal é a realização da Feira da Serra, que acontece este ano no seu formato original de dois dias (10 e 11 de dezembro), no antigo armazém do Carnaval, junto ao Convento de Santo António. Um espaço acolhedor onde vão estar perto de uma centena de expositores com artesanato, produtos agroalimentares, gastronomia, numa aposta nas tradições da serra algarvia e nos produtos locais. Momentos musicais irão animar o certame onde o público terá a oportunidade de encontrar presentes de Natal únicos e originais. A entrada é livre e as portas estarão abertas das 10h00 às 22h00 (sábado) e das 12h00 às 20h00 (domingo).

A Biblioteca Municipal associa-se a este programa para trazer ao seu público a Hora do Conto e Estórias em Família, iniciativas dedicadas em exclusivo aos contos de Natal. Já no Museu Municipal irão decorrer oficinas de Natal para crianças e jovens dos 6 aos 14 anos.

O Loulé Criativo leva aos participantes algumas experiências criativas com “Tempero Artesanal”, propondo 5 workshops que irão decorrer no Palácio Gama Lobo: decoração e acessórios de Natal – costura criativa (3 de dezembro), filhós de laranja e pastéis de batata-doce (8 de dezembro), arranjos de Natal com elementos da serra louletana (13 de dezembro), bombons de Natal (17 de dezembro) e feltros de Natal (3 de dezembro).

Mas o programa de dinamização de Natal, que se estende até 6 de janeiro, terá ainda como um dos pontos mais altos as celebrações da Passagem de Ano. Expensive Soul, a banda de Leça da Palmeira, sobem ao palco em Quarteira para dar as boas-vindas a 2023, naquele que é um dos réveillons mais concorridos do País e que atrai milhares de visitantes. Em breve será anunciado o programa completo.

No encerramento das atividades haverá ainda a iniciativa Bolo-Rei Gigante. No dia 6 de janeiro, pelas 17h00, o público em geral terá a oportunidade de saborear uma fatia dos 150 metros de bolo.

E porque a tónica desta iniciativa da Autarquia de Loulé está no incremento à atividade comercial, a campanha “Um Natal Especial” arranca no dia 24 de novembro, em parceria com a ACRAL – Associação de Comércio e Serviços da Região do Algarve, e culmina com o magnifico sorteio dos Reis. Os compradores poderão aproveitar as sugestões do comércio local para oferecer presentes personalizados, de qualidade, quer sejam feitos à mão, ou de marcas portuguesas, e desfrutar de um atendimento de excelência. Até 6 de janeiro, por cada 10€ em compras, será atribuído pelo estabelecimento comercial aderente um cupão de participação, que depois de devidamente preenchido, habilitará o participante a vales de compras e a três viagens de sonho.

Apoiar o comércio tradicional, levar a população a visitar as baixas das cidades e espalhar o espírito de fraternidade e solidariedade são os principais objetivos deste programa de Natal.