Algarve faz bem: Municípios em destaque nos prémios qualidade de vida para residentes e turistas

A Presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve saúda o Município de Lagoa pela obtenção do título de “Melhor Município para Viver” em Portugal, ontem atribuído pelo Instituto de Tecnologia Comportamental (INTEC), numa cerimónia realizada em Coimbra.

O Município de Lagoa alcançou a melhor pontuação nas áreas do Turismo, Bem-estar e Segurança, Diversidade e Tolerância, quatro das dez categorias analisadas no estudo “A Qualidade de Vida nos Melhores Municípios para Viver”, concretizado através de inquéritos a milhares de cidadãos e ontem apresentado pelo investigador Miguel Lopes, coordenador do trabalho, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC).

Elaborado pelo INTEC desde 2008, este trabalho estuda igualmente os domínios do ambiente; economia e emprego; ensino e formação; identidade, cultura e lazer; mobilidade e segurança rodoviária; saúde; e urbanismo e habitação considerados determinantes para calcular a qualidade de vida em cada território, através dos quais concretiza o conceito de “qualidade de vida” na aceção da Organização Mundial de Saúde: perceção do indivíduo relativamente à sua inserção de vida, no contexto da cultura e sistema de valores nos quais vive e nos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.

No mesmo estudo, destaque igualmente para o Município de Olhão distinguido com o terceiro lugar na categoria de turismo emergente, logo atrás de Lagoa e Lisboa.

Em junho passado, outra entidade – a Bloom Consulting- divulgou igualmente o pódio dos melhores municípios para viver, visitar e fazer negócios em 2022, com base no estudo Portugal City Brand Ranking, que avalia o desempenho socioeconómico dos 308 concelhos nacionais. Nesse estudo os municípios de Faro, Albufeira e Portimão obtiveram classificações dentro do top 25 dos Municípios portugueses.

Publicado desde 2014, o estudo apresentou este ano uma novidade — as “Marcas Estrela” — um prémio atribuído aos municípios que protagonizam as maiores subidas no topo das tabelas nacional, de dimensão e de região, tendo Albufeira recebido a distinção no domínio “visitar” e Castro Marim a Marca Estrela pela sua ascensão na listagem da região do Algarve.

A Presidência da CCDR Algarve saúda todos os Municípios da Região por esta distinções, resultado da aplicação regular de boas práticas de avaliação das políticas públicas municipais nas suas diversas vertentes, traduzindo-se numa participação regular nos principais “rankings” de sustentabilidade desenvolvidos a nível nacional.