Albufeira melhorou os seus índices de sustentabilidade ambiental

Albufeira alcançou este ano um índice global ECOXXI de 71%, o melhor resultado de sempre, superando os 70,1% do ano transato. Implementado desde 2005, o programa ECOXXI pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, visa reconhecer as melhores práticas de sustentabilidade a nível municipal, através da avaliação, por um conjunto de peritos, de 21 indicadores nas áreas ambiental, social e económica.

Os municípios que se candidatam ao ECOXXI pretendem ver reconhecidas as boas práticas desenvolvidas em prol do desenvolvimento sustentável, evidenciadas na concretização de medidas, ações e políticas de sustentabilidade.

“O Município de Albufeira tem vindo a percorrer um caminho no sentido ascendente, no que se refere ao melhoramento do índice ECOXXI, sendo que a partir de 2009, inclusive, conseguiu sempre ultrapassar os 50% que lhe dão direito a hastear a Bandeira Verde nos Paços do Concelho, como símbolo de um percurso consistente que o Município tem vindo a percorrer no sentido da sustentabilidade”, refere o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo. A par da Bandeira Verde, o Município tem vindo a somar igualmente uma medalha, atribuída a todos os municípios com valores superiores a 40% do índice de ECOXXI, que atesta que o mesmo desenvolve medidas significativas nas áreas avaliadas. Deste modo, “estamos satisfeitos por vermos reconhecido o nosso esforço na área da sustentabilidade ambiental”, refere o edil, alertando que ambiciona ver esta classificação ainda melhorada.

“A análise que os peritos do ECOXXI faz às nossas ações e projetos significa para nós um grande incentivo para continuarmos a trabalhar em prol de um concelho mais ambientalmente sustentável, mais verde e mais azul, quer para a população presente, quer para as gerações futuras”, diz o vereador responsável pelo Pelouro do Ambiente e vice-presidente do Município, Cristiano Cabrita, que alerta, no entanto, “haver ainda muito a fazer”.

Entre os vários indicadores de sustentabilidade ambiental em apreciação, Albufeira destacou-se ao nível da Promoção da Educação Ambiental por iniciativa do Município, pela Sustentabilidade das Zonas Balneares, Transparência, Digitalização e Conetividade, Cooperação com a Sociedade Civil em Matéria de Ambiente e de Promoção do Desenvolvimento Sustentável, Certificação de Sistemas de Gestão, Saúde e Bem-Estar, entre outros.

Para se candidatar ao ECOXXI, o Município de Albufeira forneceu informação relativa às ações, atividades e políticas de sustentabilidade implementadas no ano anterior, tendo sido avaliada por um grupo de peritos que integram a Comissão Nacional.