Atualidade

12ª Rota do Petisco conta com a participação de 66 estabelecimentos de Portimão

A Rota do Petisco está de regresso para a 12ª edição que, de 14 de setembro a 16 de outubro, decorrerá em 11 concelhos algarvios e envolve 220 estabelecimentos de restauração e similares com propostas para todos os paladares, dos quais 66 no concelho de Portimão (34 na cidade, 18 na Praia da Rocha e 14 em Alvor).

Depois do evento ter sido considerado Prémio Nacional de Turismo Gastronómico em 2021, a associação cultural Teia D’Impulsos apresenta uma nova imagem e abrange os municípios de Aljezur, Vila do Bispo, Lagos, Monchique, Lagoa, Silves, Albufeira, Loulé, São Brás de Alportel, Tavira e Portimão, concelho onde tudo começou em 2011.

Os petiscadores têm ao dispor um cardápio dos melhores acepipes da região e não só, ao preço de 3,5 euros o menu petisco (petisco + bebida) e de 2,5 euros o menu doce (sobremesa + bebida), existindo a possibilidade de cada estabelecimento propor uma opção vegetariana.

Haverá igualmente pratos de autor, com a reinvenção de produtos locais pelas mãos de conceituados cozinheiros, através da Rota dos Chefs, que nesta edição irá à ‘boleia’ da Audi, a sua parceira oficial.

Outra paragem obrigatória será a Rota do Mundo, que permite saborear as iguarias de lugares distantes, sem sair da mesa, à descoberta da culinária de Espanha, Itália, Índia, China, Turquia, Chile, Brasil, Venezuela, México, Holanda e Japão.

Também serão recordadas as receitas da avó e os pratos de tacho dos almoços de família, na forma da Rota da Memória, que privilegiará os petiscos intemporais da gastronomia algarvia.

Edição solidária dedicada à juventude

Um dos ingredientes habituais da Rota do Petisco é a solidariedade, pelo que no Ano Europeu da Juventude o valor do Passaporte que dá acesso ao evento reverte na totalidade para seis instituições e projetos da região que combatem a discriminação social, racial e de género, promovem a saúde mental dos jovens ou impulsionam o voluntariado juvenil, a saber: Agrupamento de Escolas Eng. Nuno Mergulhão; Âncora – Associação Centro Comunitária de Santa Luzia; CASA – Centro de Apoio ao Sem-Abrigo; Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines; ECOS – Oficina de Dança Inclusiva; e HELP – Apoio ao Cuidador.

Portimão está na raiz da Rota do Petisco

Sediada em Portimão, a Teia D’Impulsos é uma associação sem fins lucrativos cujo principal objetivo é o desenvolvimento de projetos de índole social, cultural, desportivo, formativo e ambiental, alicerçados na igualdade de direitos e de oportunidades.

A Rota do Petisco é um projeto de cariz cultural e recreativo e consiste num roteiro gastronómico, envolvendo diversos estabelecimentos de restauração e similares organizados por concelhos.

Dinamizado com o apoio de várias entidades locais públicas e privadas, com destaque para o Município de Portimão, que desde a primeira hora se associou à iniciativa, a Rota do Petisco visa promover a restauração e o comércio local, divulgando a gastronomia tradicional do Algarve, ao mesmo tempo que revitaliza as localidades aderentes, através de animação social e cultural, e enriquece a oferta turística da região em época de menor procura.

Para além dos estabelecimentos aderentes, o Passaporte da Rota pode ser igualmente adquirido, ao preço unitário de 1,5 euros, no Posto de Turismo de Portimão (segunda a sexta-feira / 9h30-13h30 e 14h30-17h30) e no Posto de Turismo de Alvor (segunda a sexta-feira / 9h30-13h00 e 13h30-15h30), sendo que esta infraestrutura se encontra encerrada até 19 de setembro. Enquanto parceira solidária da iniciativa, também o Agrupamento de Escolas Eng. Nuno Mergulhão venderá o passaporte junto da sua comunidade educativa.