Cultura

Conferências Casa da Cidadania “A evolução dos repertórios de ação coletiva no século XIX”

O Centro Cultural Convento de S. José recebe no próximo dia 03 de junho, pelas 09h30, as Conferências Casa da Cidadania: “A EVOLUÇÃO DOS REPERTÓRIOS DE AÇÃO COLETIVA NO SÉCULO XIX“, com um programa que se prolonga até às 17h00 e que pode consultar em anexo.

Sinopse: No âmbito do ciclo de conferências da Casa da Cidadania e do ciclo de encontros da Organização, Ação e Pensamento Social nos 150 anos da Fraternidade Operária, o Município de Lagoa irá realizar um colóquio intitulado “A EVOLUÇÃO DOS REPERTÓRIOS DE AÇÃO COLETIVA NO SÉCULO XIX” no dia 3 de junho, das 9h30 às 17h00 no Centro Cultural Convento de S. José.

Em 1872, José Fontana e Antero de Quental, depois de um mítico encontro no Tejo com os internacionalistas espanhóis Anselmo Lorenzo, Tomás Morago e Francisco Mora, estiveram envolvidos na fundação da Fraternidade Operária, uma federação de organizações de novo tipo, designadas de associações de resistência, que organizaram o primeiro surto grevista em Portugal. Naquele mesmo ano, o jornal porta-voz da nova estrutura, o Pensamento Social, publicou os debates e as resoluções do Congresso de Haia da Associação Internacional Trabalhadores. A resolução dos trabalhadores fundarem Partidos políticos autónomos defendida por Karl Marx e apoiada pela secção portuguesa, determinou a rotura com a fação federalista, liderada por Mikail Bakunine e com significativo enraizamento em contexto espanhol. Este processo tem repercussões relevantes e duradouras na evolução dos movimentos sociais ibéricos, no que respeita à organização, ação e pensamento. Será aprofundada a discussão em torno destas três dimensões em três encontros que terão lugar em Lisboa, Vila Nova de Famalicão e Lagoa.