Livro do Centenário da AF Algarve apresentado com casa cheia

O livro “Associação de Futebol do Algarve – 100 Anos” foi oficialmente apresentado na noite desta sexta-feira no Auditório da Sede da Instituição. Reinaldo Teixeira, Presidente da AF Algarve, Armando Alves, autor, e Neto Gomes, orador convidado, falaram sobre a obra de mais de 400 páginas para cerca de 80 pessoas que compareceram para assistir, entre várias entidades da região, representantes de autarquias, Direção Regional do Instituto Português do Desporto e Juventude, Federação Portuguesa de Futebol, Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Associações congéneres, parceiros, membros da Direção e atuais e antigos Órgãos Sociais da AF Algarve.

“É um orgulho ver a casa cheia. É isto que nos move e nos aproxima cada vez mais. O desporto, mais do que aquilo que é a competição dentro do campo, é esta relação familiar que vamos criando entre todos”, realçou Reinaldo Teixeira, que evidenciou o papel dos filiados e dos seus agentes desportivos ao longo dos tempos.

“O que este livro quer fazer é marcar este caminho no qual ao longo destes 100 anos tantos homens e tantas mulheres, em vários clubes, em vários Órgãos Sociais, fizeram história e que hoje tentamos que seja reproduzida através da colaboração do nosso autor, a quem muito agradecemos pelo seu excelente trabalho”, salientou o Presidente da Direção.

Armando Alves aproveitou, igualmente, para confessar o sentimento de “satisfação e orgulho” por ficar ligado, em forma de livro, a “um momento tão marcante e tão bonito do futebol algarvio”. “Sabemos hoje, com este livro, mais, muito mais, sobre as origens e o passado do futebol na região. E, acreditem, quanto mais soubermos do passado mais capazes estaremos para enfrentar o futuro”, referiu o autor.

“Este não é um livro só de futebol e é um livro de todo o Algarve, de todos os concelhos, de todas as freguesias onde algum dia rolou uma bola num campo de futebol ou num pavilhão. Na verdade, acaba por ser um livro que vai muito além das fronteiras do Algarve e abarca uma diversidade de países e de continentes, através de jogadores, equipas ou seleções que aqui jogaram ou futebolistas, treinadores e equipas do algarve que atuaram noutras paragens”, continuou.

“Olha-se geralmente para um livro como um fruto. Como algo acabado, resultado do trabalho do seu autor e dos que com ele colaboraram, e como uma fonte mais ou menos estática de conhecimento. Gostaria muito que este livro não fosse apenas fruto e se transformasse em semente, ganhando uma dinâmica multiplicadora”, concluiu Armando Alves.

O livro “Associação de Futebol do Algarve – 100 Anos” está a partir de agora disponível para venda. Saiba como obter o seu exemplar através dos Serviços da AF Algarve ou contacte-nos através do e-mail comunicacao@afalgarve.pt.