ISMAT e Turismo de Portugal apresentam trabalhos finais do projeto “Comunidades Sustentáveis nas aldeias do Barrocal Algarvio”

O Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT), localizado em Portimão, desenvolveu um projeto aplicado às aldeias do Barrocal Algarvio. As autarquias destas aldeias desafiaram os estudantes de todos os cursos do ISMAT a apresentarem projetos sustentáveis nestes espaços. Ao abrigo do protocolo de cooperação assinado este ano entre o ISMAT e o Turismo de Portugal, juntaram-se ao projeto os estudantes das Escolas de Hotelaria e Turismo de Portimão, Algarve (Faro) e de Vila Real de Santo António.

O projeto multidisciplinar teve como objetivo promover a reabilitação e o desenvolvimento do património cultural e natural, bem como a interação entre os residentes locais e os turistas/visitantes, combater a solidão e contribuir para o bem-estar das populações. 

A iniciativa desafiou os estudantes  a criar projetos de desenvolvimento relevantes, interligando as comunidades, a economia e o ambiente; estabelecer sinergias entre os vários domínios do saber, a sociedade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2030; operacionalizar e desenvolver o pensamento crítico, aplicando soluções estratégicas para a concretização do ODS 11 – Tornar as comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis; e promover a atratividade da Investigação & Desenvolvimento em contexto aplicado como fator de desenvolvimento económico, social, cultural e ambiental.

A pertinência para a realização deste tipo de eventos teve por base o envolvimento de todas as partes interessadas na construção e promoção de alianças para a inovação sustentável.

Os trabalhos finais do projeto “Comunidades Sustentáveis nas aldeias do Barrocal Algarvio” são apresentados no próximo dia 17 de junho, no Campus ISMAT, em Portimão, a partir das 14:30. Na sessão de apresentação, que conta com a presença dos representantes de todas as autarquias envolvidas, serão premiados o Projeto+SMART e o Projeto+DISRUPTIVO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.