Cultura

Festival da Sardinha eleito melhor evento gastronómico de verão na Europa

O Festival da Sardinha, promovido pelo Município de Portimão desde 1985, lidera a lista dos 25 melhores eventos gastronómicos de verão na Europa, elaborada pelo conhecido site de viagens Big 7 Travel e agora divulgada, levando em consideração as sugestões do público, bem como as contribuições da própria equipa editorial.

Segundo os responsáveis por esta lista (disponível em https://bigseventravel.com/25-of-the-best-summer-food-festivals-in-europe/), para além da boa sardinha assada, de outros petiscos típicos e da animação, com relevo para a música ao vivo, o festival portimonense também permite aos visitantes conhecerem os costumes e tradições locais, nomeadamente através da reconstituição histórica da descarga da sardinha.

Na última edição antes da pandemia, realizada em 2019, o Festival bateu recordes, atraindo à zona ribeirinha de Portimão cerca de 100 mil visitantes em cinco dias, o que esgotou em várias ocasiões a quantidade de sardinha disponível.

A edição deste ano terá lugar de 3 a 7 de agosto e será antecedida mais uma vez pela reconstituição da descarga de peixe, marcada para 2 de agosto, proporcionando uma viagem ao passado, com trajes, dizeres e meios de transporte de há algumas décadas, e que culminará numa grande sardinhada popular.

Durante os cinco dias do maior evento gastronómico de verão que se realiza no sul do país, a sardinha assada no pão voltará a ser rainha, acompanhada pela batata cozida e pela salada à algarvia, servida nos diversos restaurantes da zona entre pontes e nas barraquinhas das associações e clubes locais, que disponibilizam mais de mil lugares sentados para degustar este ex-libris gastronómico.

Toda a zona ribeirinha, entre o Museu de Portimão e a antiga Lota, estará repleta de motivos de interesse, do artesanato à doçaria, com muita animação de rua e música, merecendo destaque os artistas nacionais que passarão pelo palco principal: João Leote e Marisa Liz (dia 3); David Fonseca (dia 4); Bárbara Tinoco (dia 5); Wet Bed Gang (dia 6); e David Carreira (dia 7).

Estão, pois, reunidos todos os condimentos para mais um Festival da Sardinha de sucesso, cimentando a prestigiosa distinção atribuída pelo site de viagens Big 7 Travel.