Alunos da EHT Portimão conquistam 2º lugar no concurso Maestro del Espresso Illy

O dia 26 de maio ficou marcado pela conquista de dois importantes prémios para os alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão.

Tawany Andrade, aluna finalista do curso de Técnico(a) de Restaurante/ Bar, conquistou o 2º lugar no concurso Maestro del Espresso Illy, que se realizou na cidade de Lisboa. A sul, Ricardo Castro e Pedro Araújo, alunos do curso de Gestão e Produção de Cozinha, conquistaram também um 2º lugar na final do 3º Bootcamp de Aceleração, promovido pela StartUp Portimão, no Museu de Portimão.

O concurso Maestro del Espresso Illy é uma conceituada competição de barismo, organizada pelo fabricante italiano de café ILLY. A competição reuniu os seis finalistas ibéricos que tiveram de preparar, perante um júri composto por quatro elementos, dois cafés expressos perfeitos e dois autênticos cappuccinos, em apenas 10 minutos. A aluna Tawany refere que “esta conquista tem um significado muito especial, pois é a recompensa do esforço e dedicação que tive ao longo deste tempo, em que sempre me senti acompanhada e apoiada pela Escola. Ganhar um segundo prémio é muito gratificante, porém, a partilha de experiências e os conhecimentos adquiridos é algo bastante enriquecedor”.

A illycaffè e a Spaziale Sa estão empenhadas em formar jovens baristas e fomentar a cultura do café expresso entre os alunos das principais escolas de hotelaria e restauração da Península Ibérica.

Estas empresas oferecem às escolas uma formação exaustiva com os conceitos teóricos para reconhecer um produto de qualidade e partilham os 50 parâmetros que devem ser respeitados e controlados para uma correta transformação e elaboração de um expresso perfeito, base de qualquer combinação de café.

No mesmo dia, os alunos Ricardo Castro e Pedro Araújo participaram no 3º Bootcamp de Aceleração Online no Algarve, promovido pela Startup Portimão, tendo conseguido chegar ao 2º lugar do pódio com o projeto Central Cook. Este projeto, que foi criado no decorrer deste ano letivo na disciplina de Iniciativa Empresarial e Empreendedorismo, no âmbito do programa StartUp da Júnior Achivement Portugal, consiste num serviço de aluguer temporário de espaços de cozinha industriais, equipados e licenciados, para empreendedores que queiram iniciar o seu negócio e que não tenham o capital necessário para o investimento.

Durante os quatro dias do Bootcamp foram dinamizadas aulas teóricas e práticas sobre modelo de negócio, plano financeiro, marketing, captação de investimento, pitching e apresentação. Ao longo deste período, os alunos contaram ainda com o acompanhamento de mentores especializados que os orientaram em diversas questões, incluindo o pitch final para a apresentação do projeto, que decorreu no auditório do Museu de Portimão.