Educação

Programa operacional do Algarve financia reforço da formação de docentes e formadores

O Programa Operacional do Algarve – CRESC ALGARVE 2020 assegura financiamento de 400.000 euros para reforço da formação de docentes e de outros agentes de educação e formação, no âmbito do Plano 21|23 Escola+ – Plano Integrado de Recuperação de Aprendizagens, com fundos europeus geridos na Região.

A situação pandémica obrigou as comunidades educativas a medidas excecionais de organização e funcionamento dos estabelecimentos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário. Não obstante todos os esforços empreendidos e medidas adotadas, são evidentes as perdas que se registaram nos processos de aprendizagem.

Os alunos ficaram mais isolados, mais dependentes dos encarregados de educação, com tudo o que isto implica no agravamento das desigualdades em função das diferentes capacidades de acompanhamento e com maior prejuízo no desenvolvimento de competências sociais e emocionais.

Ainda que se tenham desenvolvido competências digitais e de autonomia, foram exatamente os alunos mais excluídos e os que, por idade ou capacidade, são menos autónomos, aqueles que também nesses aspetos registaram perdas mais profundas neste período.

Em face desta situação, e tendo em vista a recuperação das aprendizagens, o Governo aprovou um Plano Integrado de Recuperação das Aprendizagens (Plano 21|23 Escola+), através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 90/2021 de 7 de julho, cuja execução pressupõe uma capacitação acrescida dos docentes na compensação dos efeitos da pandemia.

Associando-se ao esforço que as comunidades escolares estão a desenvolver, o Programa Operacional do Algarve lançou um aviso de concurso para a apresentação de candidaturas para apoiar a formação dos docentes em áreas estratégicas para a recuperação das aprendizagens, designadamente:

•       Na experimentação de novos materiais didáticos para o ensino e aprendizagem da Matemática;

•       Na construção de instrumentos de suporte ao reforço de práticas inclusivas em sala de aula, inspirados no Projeto MAIA;

•       Na melhoria dos critérios de avaliação e nos instrumentos de avaliação, igualmente com inspiração no Projeto MAIA.

O Projeto MAIA – Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica – é um projeto multidimensional no âmbito do qual se discutem questões curriculares e pedagógicas, questões teóricas e práticas de ensino, aprendizagem e avaliação, bem como das questões da formação contínua e do desenvolvimento profissional dos professores.

O referido aviso de concurso tem como beneficiários os Centros de Formação de Agrupamentos de Escolas, a Direção-Geral de Educação e o Instituto de Avaliação Educativa, I.P. (IAVE), podendo beneficiar de financiamento público de 400.000,00€ (quatrocentos mil euros) para uma meta de apoio de 1.143 (mil cento e quarenta e três) docentes apoiados no Algarve, sendo a taxa de cofinanciamento pelo Fundo Social Europeu de 80%.