Cultura

Lagoa Wine Experiences 2022 arranca já este sábado

O Lagoa Wine Experiences dá o pontapé de saída já amanhã, sábado, dia 28 de maio, e pelo terceiro ano consecutivo dá a conhecer, ao longo de sete meses, os melhores vinhos que se produzem no concelho e a oferta de enoturismo existente no mesmo, através de sete sessões que prometem não deixar os visitantes indiferentes.   

Depois do sucesso alcançado na edição de 2021, onde mais de metade das sessões estiveram esgotadas, o Município de Lagoa volta a apostar na iniciativa Lagoa Wine Experiences, realizando a terceira edição, com um programa que inclui visitas aos seguintes produtores: ARVAD, DONA NIZA WINES, DOS SANTOS, MONTE DOS SALICOS, MORGADO DO QUINTÃO, QUINTA DA PALMEIRINHA, QUINTA DOS CAPINHAS, QUINTA DOS VALES e a ÚNICA. A 1ª Sessão do Lagoa Wine Experiences 2022 inicia-se com a visita à QUINTA DOS VALES, um produtor pioneiro na aposta no enoturismo que atualmente apresenta um leque alargado de serviços numa propriedade onde a arte e o vinho se promovem em conjunto. O almoço será servido na ÚNICA- Adega Cooperativa do Algarve e o período da tarde será no MORGADO DO QUINTÃO, um produtor estabelecido numa propriedade histórica, integrada num ambiente rural e que privilegia a produção de vinhos exclusivamente de castas tradicionais do Algarve.

As sete sessões realizar-se-ão nos dias 28 de maio, 25 de junho, 09 de julho, 06 de agosto, 10 de setembro, 15 de outubro e 12 de novembro. São limitadas a um máximo de 40 participantes e tem um custo de 45,00 euros por pessoa. Este é um evento dirigido a maiores de 18 anos e o bilhete pode ser adquirido em ticketline ou nos locais habituais (Centro Cultural Convento de S. José, Auditório Carlos do Carmo e Balcão Único da Câmara Municipal de Lagoa). O horário das sessões é das 10h00 às 18h00 e o transporte será realizado de diferentes formas, consoante a sessão.  Em Tuk tuks, barco, autocarro panorâmico; autocarro da Câmara Municipal de Lagoa, bicicletas elétricas, comboio turístico, viaturas elétricas ou em carrinha de transfers.

O Lagoa Wine Experiences tem por objetivo promover os vinhos de qualidade que se produzem no concelho junto da hotelaria, da restauração local e da população em geral, numa mostra que pretende dar a conhecer os vinhos de excelência que temos no concelho e sensibilizar para a importância de promover o consumo dos produtos locais junto dos turistas, portugueses e estrangeiros, que escolhem Lagoa como seu destino de férias.

Este evento enquadra-se nas políticas municipais de apoio às empresas e valorização da produção local, considerando o município de Lagoa que o enoturismo é uma área estratégica que muito contribui para diversificar a economia e mitigar a sazonalidade do turismo. Para além de promotor desta iniciativa, o Município de Lagoa assume o papel de acelerador da capacitação da oferta enoturística no seu território, contribuindo para a sua consolidação no seio da atividade das empresas.

O setor vitivinícola é uma aposta forte do Município de Lagoa e tem tido um bom desenvolvimento, não só em quantidade, mas, principalmente, na qualidade. Também, o enoturismo tem tido uma expansão, cada vez maior, e enquadra-se na estratégia de promoção do território de Lagoa.

“Estamos todos muito expetantes com a edição de 2022 do Lagoa Wine Experiences, porque foi preparado ao pormenor e tem tudo para ser um sucesso. É importante demonstrar a todos e a todas a qualidade dos nossos vinhos e a potencialidade do nosso enoturismo” afirmou Luís Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa.