Cultura

Conferências Casa da Cidadania “O Património Religioso, Arquitetónico e Artístico do Município de Lagoa”

A Biblioteca Municipal de Lagoa recebe no próximo dia 07 de maio, pelas 16h00, a atividade Conferências Casa da Cidadania: “O Património Religioso, Arquitetónico e Artístico do Município de Lagoa” e a entrada é livre.

Sinopse: No âmbito do projeto de inventário/catálogo monográfico do património e memória político-administrativa do município de Lagoa, encontra-se em curso o inventário do património histórico, arquitetónico e artístico deste território.

Este inventário/catálogo, sustentado por trabalho de terreno e criteriosa crítica de fontes e bibliografia, abrange todo o património religioso e tem também por objetivo a disseminação do conhecimento sobre esta área patrimonial.

A presente conferência pretende divulgar a metodologia de trabalho, sustentada na gestão da informação, e partilhar alguns dos dados ainda em construção.

Este trabalho incide não somente no património ‘nobre’, como é o caso, por exemplo, da Igreja Matriz de Estômbar, mas também no considerado ‘pequeno’ património, como é caso dos Passos da Paixão de Cristo da cidade de Lagoa.

A conferência será dinamizada por Bárbara Santos que é mestranda em História e Patrimónios, com especialização em História da Arte, na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, e licenciada (2020) em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

É prestadora de serviços no Município de Lagoa, como técnica na área de História da Arte, estando integrada no projeto da Casa da Cidadania de Lagoa. Entre 2020 e 2021 realizou nesta câmara o seu Estágio PEPAL.