Cultura

Fotografia e música marcam programação da Casa Manuel Teixeira Gomes em maio

O programa de atividades culturais preparado para maio pela Casa Manuel Teixeira Gomes (CMTG) vai ser marcado pela realização de duas mostras fotográficas e de diversos concertos musicais, nos quais participarão jovens estudantes portimonenses.

A primeira exposição de fotografias, intitulada “Amigos (im)perfeitos”, reúne trabalhos de Carlos Filipe e ficará patente de 8 de maio a 1 de junho, possibilitando viajar por uma galeria diferente do habitual, composta por animais que mudaram a vida de todos à sua volta, devido à força de viver demonstrada e pelo amor que entregaram a quem os acolheu.

Cada retrato é acompanhado por uma carta que mostra um pouco da sua história e apresenta a respetiva vida.

Os visitantes têm ao dispor uma componente interativa complementar, caso direcionem o seu telemóvel para os QRCode existentes em todas as fotografias, o que permite a visualização de vídeos sobre cada amigo (im)perfeito fotografado.

No final da exposição, quem pretender apoiar as diversas associações de proteção de animais existentes no concelho de Portimão, poderá contribuir com a doação de géneros alimentícios, materiais para higiene ou outros produtos.

Os meandros da polinização

Sob o sugestivo título “Flores e polinização”, a segunda exposição fotográfica tem a assinatura de Luísa Estêvão e poderá ser vista na CMTG entre 9 e 31 de maio.

Nesta exposição podemos apreciar algumas das plantas que compõem a nossa flora local. Neste tempo de Primavera podemos observá-las juntamente com os agentes polinizadores, os insetos, que são eles próprios uma vasta família.

A mostra é composta por imagens de algumas das plantas que compõem a floral local, que na estação primaveril são polonizadas por diversos insetos, com predominância para as abelhas.

Nascida há 44 anos em Faro e atualmente a residir em Algoz, a fotógrafa trabalhou durante alguns anos na área do Turismo e licenciou-se em Humanidades.

Apreciadora de fotografia desde jovem, frequentou algumas aulas e adquiriu conhecimentos nesta área, constando do seu currículo a participação em diversas exposições.   

Jovens estudantes de música em evidência

No âmbito musical, maio vai ser um mês bastante animado na CMTG, com o agendamento de diversos eventos, o primeiro dos quais a partir das 21h00 do dia 9, com o concerto comemorativo do Dia da Europa, a cargo da Academia de Musica de Portimão e da Associação Grupo Coral Adágio.

No dia 12 de maio, está marcado para as 18h00 um concerto pelo Grupo Coral de Portimão às 18h00, seguindo-se também às 18h00 de 19 de maio um outro concerto, desta vez com os alunos da EB 2,3 da Bemposta. Por fim, enquanto está prevista para as 10h00 de 21 de maio uma audição dos alunos do professor de música Luís Fonseca, no dia 26 de maio será a vez de os alunos da EB 2,3 da Bemposta voltarem a atuar na Casa Manuel Teixeira Gomes, a partir das 18h00.