Cultura

Silves celebra dia mundial da poesia

O Município de Silves associa-se às comemorações do Dia Mundial da Poesia e, no dia 21 de março, as ruas da cidade vão encher-se de poesia.

O recital de poesia algarvia com acompanhamento musical “A Ilha Fria”,  tem início às 10h00, no Largo do Município,  percorrendo a Rua Samora Barros, a Rua 5 de Outubro, a Rua Elias Garcia e a Rua João de Deus, cada espetáculo tem a duração aproximada de 15 minutos.

A poesia vai estar no ar com a revisitação dos poemas “A Primavera” – Ibn Darraj al Qastalli, “Evocação de Silves” – Al-M`utamid “Eu poeta me confesso” – João Braz , “Liberdade” – Nuno Miguel Neto,  “Minha Terra” – Cândido Guerreiro,  “É isto o amor” – Nuno Júdice,  “Rua do Mar” – António Pereira e “Nesta Hora” – Sophia de Mello Breyner, com a participação dos declamadores Zacarias Pinheiro e Nuno Miguel e ainda de Arsénio Martins, na guitarra. 

Criada na 30ª Conferência Geral da UNESCO em 16 de novembro de 1999, esta efeméride comemora a diversidade do diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, da criatividade e da inovação. 

O Dia Mundial da Poesia visa promover a leitura, escrita, publicação e ensino da poesia através do mundo.

+ SOBRE ARSÉNIO MARTINS

Pianista e compositor, nasceu em Rouen Normandie França 14 de Julho 1970. Apresenta-se neste projeto como guitarrista e interprete de algumas composições originais. Iniciou a sua atividade em 1996 em Lisboa. Nos anos 90 liderou o seu quinteto, Arsénio Martins Ensemble, violoncelo, violino, flauta, piano e percussão. Posteriormente , o seu quarteto de jazz Arsénio Martins e Aroma jazz trio e desde 2005 tem composto bandas sonoras para acompanhar dezenas de obras de cinema mudo em Cinematecas e festivais de cinema de vários países. Reparte a suas atuações entre França, onde nasceu, Itália, onde vive, Espanha onde mais tempo residiu e o nosso pais, onde nunca deixou de trabalhar.

+ SOBRE NUNO MIGUEL NETO

Nascido em 1986. Trabalha como Criativo, Consultor de Acessibilidades e Iniciador de Projetos. Desenvolve palestras e ações de Sensibilização na Área da Mobilidade de pessoas com necessidades especiais e está envolvido na conceção e execução de diversos projetos sociais de apoio a pessoas com deficiência e em desfavorecimento social. Gosta de agir em contacto direto com as pessoas, socializando, dando ideias e ouvindo ideias, fazendo melhoramento constante das mesmas. A poesia é o seu “hobby” de referência, gostando de poemas curtos e intensos, que abordem História e as grandes Questões Sociais da Humanidade. A esta ocupação junta o Design, a Rádio, e a Música.

+ SOBRE ZACARIAS PINHEIRO

Zacarias Pinheiro, nascido em 1957. Assistente Técnico. Estudou Teatro no Porto, onde se iniciou também como ator, encenador e formador amador, em alguns grupos, em 1980. No Algarve desde 1990, esteve como ator nos Grupos Leathes, 100 Palavras, Teatro da Estrada e colaborador (técnico e ator) da Companhia “Ao Luar Teatro”. Participou em diversas formações de Teatro com formadores e Mestres nacionais e estrangeiros. Fez formação para crianças em Associações Culturais. Durante alguns anos fez parte do grupo de musica tradicional “E Viva a Música”. Leu poesia em alguns eventos a esta dirigida, no Porto e Algarve, e continua a ler fazendo parte deste projeto de levar poemas a quem os quer ouvir, principalmente escritos pelos nossos poetas (mas não só), pelo gosto que sente na representação e interpretação da palavra, que embora diferente da conceção do texto dramático, pode também ser objeto de criação teatral.