Sessão de esclarecimento sobre a capacitação das entidades gestoras das áreas integradas de gestão da paisagem teve lugar em Silves

A capacitação das entidades gestoras das Áreas integradas de Gestão da Paisagem (AIGP), para a elaboração das respetivas Operações Integradas de Gestão da Paisagem, foi o tema que esteve em cima da mesa, numa sessão de esclarecimento realizada no dia 10 de março, em Silves. A ação contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, do Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino, da Diretora Geral do Território, Fernanda do Carmo, e demais entidades com responsabilidade no ordenamento do território florestal do Algarve.

Tratando-se de uma componente central do Programa de Transformação da Paisagem, as  AIGP visam uma abordagem integrada da gestão do território florestal, fomentando um território ecologicamente mais diverso e resiliente aos incêndios rurais, garantindo simultaneamente viabilidade económica aos proprietários.

Neste contexto, importa relembrar que o concelho de Silves é o único a sul do Tejo que irá constituir Áreas Integradas de Gestão da Paisagem – AIGP, num total de 47 candidaturas aprovadas a nível nacional. A constituição resulta de três candidaturas apresentadas pela autarquia para a criação das AIGP Vale do Odelouca, AIGP Falacho Enxerim e AIGP Nova Serra, abrangendo cerca de 5250 hectares. As mesmas mereceram aprovação do Governo, tendo sido alvo de assinatura de contratos programa no passado mês de julho.