Lagoenses substituem WC pública em Lagoa através do Orçamento Participativo

O Jardim 05 de Outubro, em Lagoa, recebeu uma nova casa de banho pública, há muito aguardada pelos frequentadores daquele jardim, substituindo assim a velhinha casa de banho que lá existia. A mesma foi adquirida e implementada através do Orçamento Participativo (OP), uma vez que foi uma das propostas vencedoras, numa das edições do Orçamento Participativo Lagoa, que já conta com sete edições.  

A substituição da antiga casa de banho pública foi uma proposta apresentada por um grupo de seniores que frequenta aquele jardim diariamente e que há algum tempo reivindicava melhores condições para o mesmo. A proposta foi agora concretizada com um investimento de 20 347,37 euros (mais iva). 

O Orçamento Participativo é uma iniciativa que acontece anualmente, em Lagoa, desde o ano de 2014 e que disponibiliza à população 300 mil euros para a concretização de propostas que são apresentadas e votadas nas sessões do OP e, posteriormente, colocadas à votação da população. 

Infelizmente, devido à pandemia Covid-19, no último ano esta iniciativa não se realizou, voltando agora no decorrer do ano de 2022, numa versão mais atualizada. Os serviços do Município encontram-se a finalizar um novo regulamento que vai de encontro ao melhoramento do Orçamento Participativo de Lagoa.  

Estimular a participação cívica é fundamental nos dias de hoje e no futuro próximo. O executivo liderado por Luís Encarnação aposta forte na participação de todos os Lagoenses e na proximidade destes com a gestão autárquica. 

“A participação de todos os Lagoenses é fundamental para alcançarmos um concelho cada vez mais adequado às necessidades de todos, mais moderno, mais inclusivo e mais inteligente.  Agradeço a participação dos nossos seniores em todas as edições do Orçamento Participativo”, considerou Luís Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa.