Aljezur moção de condenação ao ataque militar da Rússia contra a Ucrânia e de solidariedade à população Ucraniana

A Assembleia Municipal de Aljezur aprovou por unanimidade, na sua sessão ordinária de 25 de fevereiro de2022, a seguinte moção de condenação ao ataque militar da Rússia contra a Ucrânia e de solidariedade à população Ucraniana.

“A Assembleia Municipal de Aljezur condena veementemente o ataque militar da Rússia contra a Ucrânia e apela à retirada imediata das forças militares russas daquele país soberano. Só no quadro do direito internacional, dos acordos internacionais anteriormente estabelecidos e a retoma imediata do caminho da diplomacia podem conduzir a um futuro pacífico e próspero de toda a região. Acreditamos que as soluções pacíficas e diplomáticas são aquelas que, no quadro dos valores do século XXI, melhor defendem as pessoas, a prosperidade e o crescimento dos países.

Apoiamos firmemente a soberania e a integridade territorial da Ucrânia. Uma palavra de solidariedade para com o povo ucraniano, a comunidade ucraniana presente no nosso país e muito em particular os residentes no Município de Aljezur, também eles com familiares e amigos nas áreas de combate. Congratulamo-nos e apoiamos a mensagem do nosso primeiro-ministro de que estamos prontos a acolher e apoiar aqueles que decorrentes destes atos de violência viram as suas vidas dilaceradas.

O apoio às populações afetadas é urgente e todo o apoio lhes deve ser urgentemente facultado. Apelamos a uma posição clara e consistente a nível da UE, bem como a aplicação de severas sanções com fortes repercussões económicas para os responsáveis por esta agressão.

Dar conhecimento desta moção ao senhor Presidente da República, Primeiro-Ministro, Ministro dos Negócios Estrangeiros, Embaixadora da Ucrânia em Portugal.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.