Ermida da Nossa Senhora da Conceição, em Alcoutim, vai sofrer obras de Renovação e Valorização

O Município de Alcoutim assinou recentemente o termo de aceitação de uma candidatura ao PADRE designada por “Renovação Urbana e Valorização da Ermida da Nossa Senhora da Conceição, em Alcoutim”. A candidatura tem um investimento elegível 274.225,00 euros, ao qual foi atribuída uma comparticipação comunitária (FEDER) de 191.957,50 euros, sendo esperada a sua conclusão até 31 de julho de 2022.

A empreitada será executada num prédio urbano, localizado no serro da Nossa Senhora da Conceição e na área adjacente à Ermida, na vila de Alcoutim. Esta consiste na reconstrução parcial de muros existentes, na reparação da cobertura com a aplicação de subtelha no edifício da Ermida, no tratamento da cúpula e das torres desta, na reparação dos pavimentos em madeira e em tijoleira, na reparação dos vãos em madeira, na reparação de rebocos, na pintura interior e exterior, na reformulação de iluminação exterior e interior, na criação de acessibilidades em rampa ou plataforma  para pessoas com mobilidade condicionada, na intervenção de conservação e restauro do património móvel e no tratamento ou substituição do mecanismo do relógio. 

A operação tem enquadramento no Programa Operacional CRESC Algarve 2020, eixo prioritário 5 – investir no emprego, objetivo temático 8 – promover a sustentabilidade e a qualidade do emprego e apoiar a mobilidade laboral, prioridade de investimento – 8.9. – A conceção de apoio ao crescimento propício ao emprego, através do desenvolvimento do potencial endógeno como parte integrante de uma estratégia territorial para zonas especificas, incluindo a conservação de regiões industriais em declínio e o desenvolvimento de determinados recursos naturais e culturais e da sua acessibilidade, estando o investimento incluído no Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos (PADRE).