Albufeira – Detetadas 51 infrações por caravanismo ilegal

O Comando Territorial de Faro, através do Subdestacamento Territorial de Albufeira, ontem, dia 22 de fevereiro, realizou várias ações de fiscalização e combate ao caravanismo ilegal, com especial incidência na zona costeira, no concelho de Albufeira.

As ações de fiscalização culminaram na elaboração de 51 autos de contraordenação, dos quais 31 por pernoita no mesmo município em período superior a 48 horas, fora dos locais expressamente autorizados para o efeito, e 20 por pernoita em zona abarcada por Plano de Ordenamento da Orla Costeira.

O campismo e caravanismo selvagem é um problema identificado que constitui um fator de destruição de habitats, alguns deles protegidos, além de representar uma ocupação excessiva de espaços públicos, zonas costeiras e áreas classificadas por autocaravanas e similares, com consequências negativas na paisagem, no ambiente, no ordenamento do território e na saúde pública.

 A Guarda irá continuar a sensibilizar os caravanistas e campistas para adotarem um comportamento mais responsável e amigo do ambiente.