Câmara de Loulé participa no webinar “boas práticas de conciliação nas autarquias”

A parceria do projeto “Rede de Autarquias para a Igualdade” irá dinamizar, no próximo dia 21 de janeiro, das 14h30 às 17h00, através da plataforma Zoom, o Webinar “Boas Práticas de Conciliação nas Autarquias”, uma iniciativa inserida no âmbito do “2º Encontro de Partilha/ Reflexão sobre Igualdade entre Mulheres e Homens e Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal” e na qual o Município de Loulé irá participar.

A Autarquia, parceira desta rede, foi convidada para apresentar no webinar as boas práticas de conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal que desenvolveu e implementou. A representar a Câmara Municipal de Loulé estará a vereadora Marilyn Zacarias que apresentará algumas medidas que estão a ser desenvolvidas no âmbito do Sistema de Gestão da Conciliação e que têm proporcionado, para além de uma melhor conciliação, hábitos saudáveis no local de trabalho, estilos de vida saudáveis, satisfação e motivação laboral, reconhecimento dos(as) trabalhadores(as), apoio aos(às) trabalhadores(as) nas diversas fases da parentalidade, apoio ao(à) cuidador(a) informal, responsabilidade social e ambiental. Como reconhecimento do compromisso para com esta temática, a Câmara Municipal de Loulé aderiu a 7 de fevereiro de 2019 ao Pacto para a Conciliação integrado no “Programa 3 em Linha – Programa para a Conciliação da Vida Profissional, Pessoal e Familiar” do Governo, tendo, como consequência das boas práticas laborais implementadas, obtido a 1 de setembro de 2020 a certificação na Norma Portuguesa 4552:2016 – Sistema de Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal.

Este Webinar contará com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, na sessão de abertura, e da presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Sandra Ribeiro, na sessão de encerramento.

A inscrição no Webinar é gratuita, e poderá ser feita até 20 de janeiro, através do seguinte link: https://forms.gle/6Wd5qzCxWUv7UdJJA

O projeto “Rede de Autarquias para a Igualdade” é promovido pela Questão de Igualdade – Associação para a Inovação Social, em parceria com os municípios de Aljezur, Amadora, Cascais, Loulé, Mangualde, Odemira, Palmela, Póvoa de Lanhoso e Vila Nova de Gaia, e o Centre For Gender and Equality da Universidade de Adger, na Noruega, e tem por objetivo geral promover o trabalho em rede, estimulando o diálogo acerca da Igualdade entre Mulheres e Homens e da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal, assente na criação de uma Rede de Autarquias, com abrangência nacional e trabalho reconhecido nesta área, que em conjunto se propõem a testar instrumentos e metodologias já validados, com vista à criação de medidas de ação positiva inovadoras e passiveis de serem incorporadas por outras autarquias no País. 

O projeto é financiado pelo EEA GRANTS no âmbito do Programa Conciliação e Igualdade de Género, Open Call#5 – “Projetos para a Promoção da Igualdade entre Mulheres e Homens ao nível local”, gerido pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género – CIG.