Natal e Passagem de Ano ultrapassam faturação de 2020 e 2019, mas turismo continua abaixo

REDUNIQ, a maior rede nacional de aceitação de cartões nacionais e estrangeiros e marca da UNICRE, acaba de divulgar os dados mais recentes sobre a faturação com cartão alcançada pelos negócios em Portugal durante o período compreendido entre 1 de dezembro e 2 de janeiro, em comparação com os valores alcançados em 2020 e 2019. De acordo com o acquirer português, a faturação nesta época festiva registou um aumento de 17% face a 2019 e de 25% face a 2020. 

No período em análise, os dias 22 e 23 de dezembro registaram os valores de faturação mais elevados, com o dia 23 a registar um aumento de 68% face à média dos restantes dias da época festiva. Em comparação com 2019, o dia 22 apresentou um crescimento de 24% na faturação, e de 17,5% face ao mesmo período em 2020. Já o dia 23 registou um aumento de 20% face a 2019, e de 20,7% em comparação a 2020. Na semana seguinte, o dia 30 registou mais 16% de faturação face a 2019, e 6% face a 2020, enquanto o último dia do ano superou os valores de faturação registados em 2019 em 10%, e em 16% em relação a 2020.  

No entanto, o valor médio de cada compra no período em análise diminuiu em relação aos dois anos anteriores, fixando-se nos 34,8€. Em 2019, o valor de cada compra rondou em média os 37,4€, e 36,9€ em 2020. 

Apesar do cenário otimista, o setor da Hotelaria e Atividades Turísticas continua a sentir o impacto da pandemia e, mais recentemente, das medidas de contenção da variante Ómicron, registando uma quebra de faturação na ordem dos 23% em comparação com 2019, último final de ano em pré-pandemia. Em decréscimo esteve também a faturação das Papelarias/Livrarias e a Moda, que caíram 14% e 4% face a 2019.

Por outro lado, setores como as Lojas de Brinquedos, Gasolineiras e os Eletrodomésticos e Tecnologia registaram uma performance positiva face ao mesmo período de 2019, apresentando um crescimento de 35%, 10% e 5%, respetivamente.

Numa análise a nível geográfico, verifica-se que todos os distritos registaram desempenhos positivos face ao mesmo período de 2019, tendo os Açores alcançado um crescimento de 64% na faturação, a par da região da Madeira, com mais 32% de faturação. Por sua vez, os distritos de Faro, Lisboa e Porto, registaram um aumento de 20%, 14% e 12% respetivamente.

Por fim, a REDUNIQ analisou ainda os valores da faturação estrangeira, que continuam a refletir as consequências da pandemia, com uma variação de cerca de 6% abaixo dos valores registados em 2019 no período em análise.

Os dados recolhidos têm como base o REDUNIQ Insights, a solução de conhecimento que analisa as transações registadas pela rede de aceitação de pagamentos da REDUNIQ.

Sobre a UNICRE:

A UNICRE é uma instituição portuguesa que atua no setor financeiro, especialista na gestão, emissão e disponibilização de soluções de pagamento, cartões de pagamento e crédito ao consumo. Com uma experiência de 47 anos, detém a marca UNIBANCO, responsável pela emissão de cartões de crédito, cartões pré-pagos, cartões refeição, crédito pessoal e crédito consolidado, e a marca REDUNIQ, que disponibiliza soluções de aceitação de pagamentos para loja física ou comércio online.

Sobre o REDUNIQ Insights:

O REDUNIQ Insights é uma solução de conhecimento que pretende disponibilizar informação analítica aos clientes da REDUNIQ, a maior rede de aceitação de cartões nacionais e estrangeiros em Portugal, com base em informação do retalho nacional, suportando empresas na geração de insights e na tomada de decisões de desenvolvimento de negócio. A REDUNIQ, que só em 2021, transacionou 20,4 mil milhões de euros em compras, num total de 600 milhões de transações, dispõe de informação detalhada sobre os perfis de consumo realizados em estabelecimentos servidos pela sua rede.

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