Saúde

Crianças de Portimão começam este fim de semana a ser inoculadas contra a covid-19 no Centro Municipal de Vacinação

Durante este fim de semana de 18 e 19 de dezembro, o Centro Municipal de Vacinação de Portimão vai inocular contra a covid-19, em exclusivo, as crianças do concelho entre os 10 e os 11 anos.

O programa de vacinação dirigido aos mais novos abrangerá entre os dias 6 e 9 de janeiro as crianças com 7, 8 e 9 anos, seguindo-se no fim de semana de 15 e 16 de janeiro as crianças com 6 e 7 anos e no fim de semana de 22 e 23 de janeiro as crianças com 5 anos.

Em todos esses dias, a Câmara Municipal de Portimão assegurará diversos momentos de animação visando tornar o procedimento descontraído e alegre. No caso concreto deste fim de semana, a animação será especialmente inspirada na época natalícia, com a ajuda do Dr. Salsinha, um palhaço que terá a divertida missão de desmitificar as “dores da vacinação”.

O Centro Municipal de Vacinação de Portimão, que hoje entrou em funcionamento no Parque de Feiras e Exposições da cidade, está capacitado para vacinar contra a covid-19 e a gripe, funcionando de segunda a sexta-feira das 9h00 às 16h00 (última admissão às 15h30), enquanto aos fins de semana as inoculações decorrem das 9h00 às 19h00 (última admissão às 18h30).

A infraestrutura encontra-se montada em duas tendas de grandes dimensões, devidamente climatizadas e com todas as condições de conforto e segurança, possuindo oito cabines e uma capacidade instalada na ordem das 800 inoculações/dia.

De referir que a decisão de vacinar as crianças entre os 5 e os 11 anos resulta da recomendação da Direção-Geral da Saúde, depois de ouvida a Comissão Técnica de Vacinação e ponderadas as questões de natureza logística com o núcleo de coordenação de apoio ao Ministério da Saúde, nomeadamente a disponibilidade de vacinas da Pfizer, na versão pediátrica.

Os pedidos de agendamento devem ser efetuados em https://covid19.min-saude.pt/pedido-de-agendamento/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *