Turismo

Associação da Hotelaria de Portugal e FETESE assinam novo contrato coletivo de trabalho

Depois de um longo período de negociações, a Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) e a Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores de Serviços, Comércio, Restauração e Turismo (SITESE/FETESE) assinaram um novo Contrato Coletivo de Trabalho (CCT) que entrará em vigor no dia 1 de janeiro de 2022. Este CCT resulta de uma revisão total do que se encontrava em vigor desde julho de 2008.

Raul Martins, presidente da AHP, comenta: “não só como presidente da AHP, que acompanhou nestes últimos tempos este esforço de aproximação, mas como hoteleiro, estou francamente muito satisfeito por termos chegado a um acordo. Ele representa um aumento de custos importante para a exploração hoteleira, mas permite a flexibilidade necessária à atividade e condições de trabalho dignas”.

Para Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da AHP, e responsável pela negociação, “esta é uma grande vitória para todos. O anterior Contrato Coletivo de Trabalho estava claramente obsoleto e quer a AHP quer o Sindicato que representa os trabalhadores do setor o sentiam.  Ao cabo de longas, exigentes, árduas, mas profícuas negociações para a sua revisão profunda, creio que conseguimos encontrar neste novo CCT o equilíbrio entre a indispensável maior flexibilidade que a gestão impunha na organização dos termos e tempos de trabalho e a valorização das profissões turísticas. Ambas as partes – e só assim se alcança o consenso: com a satisfação de ambos – consideramos que foi alcançado um acordo justo e equilibrado, mais adaptado aos novos tempos e necessidades, quer das empresas quer dos colaboradores”.

One thought on “Associação da Hotelaria de Portugal e FETESE assinam novo contrato coletivo de trabalho

  • Parece-me incerto o futuro da hotelaria quando se continua a não dar voz nem reconhecimento á principal secção do setor, o HSK. Com os baixos salários que se pagam, a escassez de regalias e o trabalho cada vez mais pesado e exigente, temo que a curto, médio prazo se torne quase impossível conseguir pessoal habilitado e com vontade de trabalhar nos hotéis…

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *