Saúde

Portugal cria Observatório Nacional do Envelhecimento em Alte

Vai nascer em Alte, no interior do Algarve, o Observatório Nacional do Envelhecimento. Com o objetivo de promover o conhecimento científico nesta área, o Observatório Nacional do Envelhecimento pretende recolher, analisar e disponibilizar indicadores estatísticos que permitam a monitorização da população ao longo do ciclo de vida em todo o território nacional.

Este projeto visa ser um dinamizador da colaboração entre os centros de investigação das várias instituições públicas, privadas e da sociedade civil na área do envelhecimento ativo e saudável, criando parcerias nacionais e também internacionais.

A cerimónia de formalização decorre dia 19 de novembro de 2021, às 15h15, nas instalações do Inatel de Albufeira, e conta com a presença da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. 

Com o envelhecimento no topo das prioridades da União Europeia e de Portugal, torna-se essencial promover investigação e conhecimento que permitam avaliar e fundamentar as políticas públicas para um envelhecimento ativo e saudável, adequando as prioridades e o tipo de respostas de saúde e de apoio social em função do território, das necessidades e das dinâmicas da população, promovendo a equidade em todo o território nacional.

O Observatório Nacional do Envelhecimento, coordenado pelo Algarve Biomedical Center (ABC), pelo Algarve Active Ageing, resulta de uma parceria entre diversas entidades públicas e privadas de variados setores da sociedade*.

* Entidades parceiras (por ordem alfabética): AICIB – Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica; Algardata; Câmara Municipal de Loulé; Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve; Daylife; Fidelidade; Fundação Inatel; Fundação Vasco Vieira de Almeida; Garvetour; Laborial; Nova Medical School, pelo Lisbon AHA; Santa Casa de Misericórdia de Lisboa; Universidade do Porto, pelo Porto4Ageing.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *