Nacional

Portugal entre os países com melhor nível de Literacia em Saúde

Os resultados de uma avaliação realizada pela Direção-Geral da Saúde (DGS), no âmbito do Plano de Ação para a Literacia em Saúde 2019- 2021 e enquadrado no consórcio europeu Action Network on Measuring Population and Organizational Health Literacy (M-POHL), colocam Portugal na lista de países com melhor nível de Literacia em Saúde. 

Portugal é o país onde foi registado a maior percentagem de nível “suficiente” de Literacia em Saúde: 65%. As conclusões sugerem ainda que 5% das pessoas tem um nível  “excelente”. Apenas 7,5% das pessoas foram classificadas com um nível inadequado e 22% pessoas foram classificadas com um nível problemático. 

A avaliação faz parte do inquérito HLS19 organizado pelo consórcio M-POHL, que esta´ a decorrer em 19 Estados-Membros da Região Europeia da Organização Mundial de Saúde. 

De acordo com o estudo, 7 em cada 10 pessoas apresentam altos níveis (“suficiente” e “excelente”) de Literacia em Saúde. O aspeto da “compreensão da informação” apresentou os maiores níveis, excedendo os 75% categorizados como tendo “suficiente” e “excelentes” níveis de Literacia em Saúde. Para além disso, a Literacia em Saúde associada a` vacinação excedeu os 70% de pessoas categorizadas com níveis “suficiente” e “excelentes”. 

Apesar de se tratar de um instrumento novo, estes resultados sugerem um aumento dos níveis altos de Literacia em Saúde da população, quando comparados com estudos anteriores. 

A Literacia em Saúde pode ser entendida como um determinante, mediador e moderador da saúde, constituindo uma das portas de entrada da população no acesso a` melhoria da saúde. 

Em Portugal, este estudo envolveu uma amostra representativa da população portuguesa a partir dos 16 anos. 

Apesar da melhoria dos resultados encontrados neste estudo, a DGS vai continuar a sua aposta na promoção dos níveis em Literacia em Saúde da população portuguesa. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *