Turismo

Turismo de Portugal na presidência da Associação Europeia de Escolas de Hotelaria e Turismo

O Turismo de Portugal, através de Ana Paula Pais (Diretora Coordenadora do Departamento de Formação do Turismo de Portugal), acaba de ser eleito para um segundo mandato na presidência da Associação Europeia de Escolas de Hotelaria e Turismo – AEHT. A eleição decorreu durante o congresso anual da AEHT que se realizou em Tallin (Estónia), entre 1 e 6 de novembro, e que juntou cerca de 500 participantes de toda a Europa, incluindo alunos, professores e diretores de escolas. 

Ao assumir a presidência da AEHT para os próximos quatro anos, Ana Paula Pais deixou “uma mensagem de confiança no setor e nos seus futuros profissionais”, reforçando “a importância do papel de cada um e da missão do Turismo de Portugal que, através da sua rede de 12 escolas, procura elevar as competências dos profissionais do setor com vista ao incremento da qualidade e prestígio das profissões turísticas”.

As Escolas do Turismo de Portugal também saíram premiadas deste encontro europeu, palco de um conjunto de competições nas quais os alunos de vários países têm a oportunidade de mostrar as suas competências num ambiente de partilha, trabalho de equipa e superação individual. A competição decorreu em áreas como Cozinha, Pastelaria, Empreendedorismo, Serviço de Vinhos, Serviço de Restaurante, entre outras, e os 12 alunos das Escolas do Turismo de Portugal – selecionados mediante competições nacionais que lhes permitiram representar o país neste evento – distinguiram-se com um total de seis medalhas (3 Medalhas de Ouro, 1 Medalha de Prata e 2 de Bronze).

Os alunos premiados são:

  • José Grilo – Medalha de Ouro na Competição de Empreendedorismo – EHT Lisboa
  • Leonor Gaião – Medalha de Ouro na Competição de Pastelaria – EHT Oeste
  • André Castel-Branco – Medalha de Ouro na Competição de Gestão Hoteleira – EHT Setúbal
  • Dominic Barbosa – Medalha de Prata na Competição de Cocktail-Bar – EHT Coimbra
  • Sofia Clara – Medalha de Bronze na Competição de Alojamento Hoteleiro – EHT Lisboa
  • Maria Miquelito – Medalha de Bronze na Competição de Turismo – EHT Lisboa.

“Como melhor destino turístico, queremos também ser uma referência em termos de formação em turismo, aspeto fundamental para o futuro do setor e para a valorização das profissões nesta atividade. Parabéns à Ana Paula Pais, assim como aos alunos premiados. Trata-se, sem dúvida, de um reconhecimento individual, mas também coletivo, sinal da qualidade extraordinária do trabalho desenvolvido pela rede de Escolas do Turismo de Portugal”, salientou a Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *