Atualidade

GAL Sotavento do Algarve recebe visita de congénere espanhola

O Grupo de Ação Local (GAL) Sotavento do Algarve, com sede no Município de Olhão, recebeu hoje a visita de representantes de um organismo congénere da Galiza, Espanha, tendo dado a conhecer as boas práticas aqui desenvolvidas. Os espanhóis, que foram recebidos pela vice-presidente do Município Elsa Parreira, pelo vereador João Evaristo e pela coordenadora do GAL Sotavento Rita Pestana, deixaram a cidade cubista agradados com as ‘descobertas’ que fizeram.

Os cinco elementos do Grupo de Ação Local do Setor Pesqueiro do Golfo Ártabro Sur visitaram as instalações do GAL do Sotavento, no Município de Olhão, seguindo depois para um passeio pela Ria Formosa, onde puderam conhecer vários projetos aqui desenvolvidos, como uma empresa marítimo-turística quer faz passeios na Ria. 

Nuestros hermanos tiveram também oportunidade de conhecer uma armação de atum e as suas técnicas ancestrais e alguns dos projetos da Associação de Moradores da Ilha da Culatra, um dos parceiros do GAL Sotavento.

Na Ilha da Culatra, os membros do Grupo de Ação Local do Setor Pesqueiro do Golfo Ártabo Sur, perceberam como está a decorrer um projeto pioneiro de eficiência energética, que incluiu a candidatura para aquisição de uma embarcação comunitária a energia solar, que vai servir todos os viveiristas e mariscadores da comunidade. Nesse projeto, que visa a eficiência energética, será também possível instalar painéis solares nos apoios de pesca que fornecerão energia àqueles espaços e à estação de carregamento da embarcação, uma vez que é elétrica. No futuro, prevê-se que a energia produzida por aqueles painéis também ‘alimentem’ as habitações da ilha. 

Estes e outros projetos, no valor de cerca de 3 milhões de euros, são apoiados pelo GAL Sotavento, através do programa Mar 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *