CHUA promove ações de sensibilização com tema «Cuidados Paliativos- Porque todos importam»

A Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos do serviço de Cuidados Paliativos da Unidade de Faro e a Equipa de Apoio Psicossocial do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) promovem ações de sensibilização com o tema «Cuidados Paliativos – Porque todos importam», destinadas à população em geral, a 24 de Outubro.

As duas ações de sensibilização realizam-se no âmbito das comemorações do Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, e decorrem no Mercado Municipal de Faro a partir das 10h e no Fórum Algarve após as 15h.

De acordo com a organização, este evento tem “o objetivo de promover a literacia em saúde, no âmbito dos cuidados paliativos, com a participação dos profissionais da Equipa Intra-hospitalar de suporte em cuidados paliativos da Unidade Hospitalar de Faro e os profissionais da EAPS-CHUA”.

Durante a iniciativa, a equipa de profissionais irá junto da população prestar esclarecimentos, desmistificando alguns mitos associados, contribuindo para a clarificação do âmbito e princípios dos CP, reforçando a mensagem com distribuição de folhetos, divulgação de vídeos e partilha de experiências e ideias.

O Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, que se assinalou a 9 de Outubro, teve como objetivo promover a equidade no acesso à Cuidados Paliativos. Todos os anos milhões de pessoas em sofrimento carecem de cuidados adequados às suas necessidades. Os cuidados paliativos focam-se na prevenção e no alívio do sofrimento físico, psicológico, social e espiritual, assim como na melhoria do bem-estar geral dos doentes com doença grave e família em contexto de internamento ou domiciliário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *