CHUA integra painel de palestrantes do ASCOM 2021: «Facing the new challenges in Health and Healthcare»

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) integra o painel de especialistas internacionais que reúnem no Hotel Faro, dia 15  de outubro, pela manhã, participando no ASCOM 2021, sob o tema «Facing the new challenges in Health and Healthcare», um evento sobre inovação tecnológica, de processos e de sustentabilidade no setor da saúde.

De acordo com a organização, os “principais desafios para os sistemas de saúde nas últimas duas décadas têm sido a pressão demográfica, a natureza crónica de muitas doenças, o acesso a medicamentos cada vez mais caros, que estão em conflito com a sustentabilidade dos sistemas de saúde a longo prazo. A inovação orientada para a sustentabilidade envolve a melhoria das operações e processos de negócios para se tornarem mais eficientes, com o objetivo de reduzir o desperdício e melhorar a qualidade do serviço ao paciente”. 

No entanto, “a sustentabilidade da inovação em saúde continua sendo uma noção multidimensional que consiste em três características: benefícios, rotina ou institucionalização e desenvolvimento. As inovações sustentadas são influenciadas por uma variedade de pré-condições ou fatores, que estão relacionados ao contexto e ao processo”, refere a ASCOM.

Neste evento vários palestrantes convidados vão partilhar diferentes perspetivas sobre os novos desafios que enfrentam em múltiplos contextos, tentando responder à questão: “Como podemos tornar a saúde e os cuidados de saúde mais sustentáveis nesta era pós-pandemia?».

O evento é aberto à participação dos profissionais de saúde que podem assistir online, via Zoom, mas carece de INSCRIÇÃO PRÉVIA através do link https://bit.ly/3FtmMsT

PROGRAMA (consulte o programa original aqui)

ASCOM 2021: «Facing the new challenges in Health and Healthcare»

9:00-12:00

Abertura

·       Carlos Jaime (ASCOM), Managing Director Ascom France&Spain

·       Ana Filipa Varges Gomes – Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve

·       Paulo Morgado – Presidente da ARS Algarve

1. Os novos desafios no hospital do futuro

  • San Joan de Déu Hospital –Aida Felipe Villalobos, Maria José Pérez Recio e Siscu Torrents Gomez – A mudança de paradigma numa unidade de Cuidados Intensivos Pediátrica (em espanhol)
  • Groupement Hospitalier Nord Saône et Loire: Stéphane Kirche e Benoist Alexandre
  • Unidade Local de Saúde de Matosinhos – António Taveira Gomes – Os desafios de um modelo de Cuidados integrados (online)

2. Extensão do atendimento hospitalar à comunidade

  • Ministério da Saúde – Delfim Rodrigues – O Hospital em casa: o programa em Portugal
  • Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central: Rosa de Matos – O caso de SmartAL (convidada)

3. Experiências em cuidados continuados

  • Irmãs Hospitaleiras: Cátia Gameiro – Programas de Reabilitação Cognitiva na área da demência
  • Junta de Extremadura: Jonathan Gomez – O caso da Extremadura e o projeto CRANE

4. Inovação e sustentabilidade

  • ARS Algarve – A visão da Região do Algarve
  • Centro Hospitalar Universitário do Algarve – Francisco Serra, Horácio Guerreiro, Patrícia Rego, Paulo Neves – O Hospital do Futuro no Algarve / Sustentabilidade do SNS
  • SGS: Data Colab & Open Innovation Approach (ONLINE)
  • Lionel Reichardt (pharmaGeek) – O Estado da arte dos dados de saúde na Europa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *