Câmara Municipal de Monchique apresenta livro “Uma viagem no tempo pela História de Monchique”

A Câmara Municipal de Monchique procedeu, no dia 6 de outubro, à apresentação de uma narrativa ilustrada, que contou com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal e do arqueólogo municipal, alunos do 7º ano lectivo que realizaram este livro e, ainda, de alguns dos professores envolvidos (Paulo Girão e Fernanda Gomes).

A criação do livro “Uma viagem no tempo pela História de Monchique” resulta de uma colaboração inovadora entre o Município de Monchique e a Escola Básica Manuel do Nascimento, que resultou de um desafio, lançado pelo arqueólogo municipal, aos professores e alunos da Escola Básica Manuel do Nascimento, do Agrupamento de Escolas de Monchique. 

O desafio foi aceite de bom grado pelos professores do 2.º Ciclo e integrado num projeto conjunto das disciplinas de História e Geografia de Portugal, Educação Visual e Português, em articulação com a Biblioteca Escolar. Uma vez que a comunidade monchiquense é a principal interessada na sua história e herança cultural, pretendeu-se envolver a comunidade escolar concelhia na elaboração de breves textos explicativos e ilustrações sobre a História deste território serrano, neste caso concreto desde a Pré-história Recente até ao período Romano.

O projeto integrou diversas atividades, entre elas, a visita de estudo ao Cerro do Castelo de Alferce e às Caldas de Monchique, guiada pelo arqueólogo do Município de Monchique. Ainda no ano letivo 2019/2020, foram realizadas sessões com o ilustrador Carlos J. Campos e com o artista de Banda Desenhada Fernando Madeira, do Núcleo de Banda Desenhada e Animação do Algarve, tendo as mesmas contado com a parceria da Biblioteca Escolar e da Biblioteca Municipal de Monchique. 

Devido à situação pandémica, o projeto teve de ser adiado, para o ano letivo seguinte, sem, no entanto, ter comprometido o interesse, o entusiasmo e o empenho de todos. O trabalho desenvolvido não só serviu para ampliar o conhecimento acerca do Património Histórico e Arqueológico de Monchique, como permitiu a abordagem de conteúdos programáticos de forma apelativa e criativa e veio a motivar os alunos para a produção, quer do texto, quer das ilustrações.

Através desta edição, promovida pela Câmara Municipal de Monchique, o resultado do trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo de 2020-2021, por alunos e professores da Escola Básica Manuel do Nascimento, ficará acessível a todos os interessados. 

Esta primeira edição de “Uma viagem no tempo pela História de Monchique” inclui dois capítulos e aborda, justamente, as antigas ocupações humanas no emblemático Sítio Arqueológico do Cerro do Castelo de Alferce e a presença romana nas célebres Caldas de Monchique. 

Pretende-se, contudo, que esta sinergia proveitosa continue nos próximos anos e, nesse sentido, espera-se que sejam desenvolvidos mais capítulos dedicados à história local e à incontornável Montanha Sagrada.