Desporto

Portimão volta a associar-se à Semana Europeia do Desporto

Entre 23 e 30 de setembro, o Município de Portimão assinala mais uma Semana Europeia do Desporto #BeActive, numa parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) que se realiza no âmbito do Programa Desporto Para Todos.

A Semana Europeia do Desporto 2021 é uma iniciativa desenvolvida pela Comissão Europeia e coordenada, em Portugal, pelo IPDJ com o objetivo de promover o desporto e, por inerência, a atividade física junto de todos os cidadãos. 

Para esta semana dedicada ao desporto, o Município de Portimão preparou um conjunto de propostas com o objetivo de desafiar os munícipes a praticarem atividade física e desportiva, sensibilizando ao mesmo tempo todos os segmentos da população para a importância e vantagens de uma prática regular, em prol da sua saúde, contando com o apoio do movimento associativo local e dos Agrupamento de Escolas.

O programa arranca no dia 23 de setembro com aulas abertas a praticantes de todas as idades, que poderão experimentar hidroginástica nos Complexos Desportivos de Alvor e da Mexilhoeira Grande, bem como na Piscina Municipal de Portimão, além de pilates e yin yoga (Pavilhão Desportivo da Boavista) ou até dança jazz e zumba (Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão), atividades que decorrerão em diversos horários.

Do vasto programa, merece destaque o Dia Europeu do Desporto na Escola, que se comemora a 24 setembro, havendo inúmeras atividades desportivas destinadas à comunidade escolar com o objetivo de proporcionar o contato com diferentes modalidades, entre as quais surf na Praia da Rocha, (para turmas do 2º ciclo da Escola Básica José Sobral, da Mexilhoeira Grande), desportos de praia em Alvor (turmas da Escola Básica D. João II, a funcionar nesta vila), golfe e mini-ténis (turmas da Escola Básica e Secundária da Bemposta) e danças de salão latino americanas (turmas da Escola Básica José Sobral, assim como será feita junto das turmas das Escola Dom Martinho Castelo Branco e Escola Secundária António Poeta Aleixo, ambas de Portimão a oferta desportiva proporcionada pelo Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo.

Outro acontecimento marcado para este dia é a webinar “Como criar ambientes escolares fisicamente ativos?”, dividida nos painéis “Comunidade, famílias e escolas Ativas”, pelo professor Carlos Neto, e “Boas práticas no desenvolvimento de escolas ativas no Pré-escolar e no 1º CEB”, pelo Agrupamento de Escolas de Silves Sul e Agrupamento Fernando Namora – Amadora. A sessão decorrerá entre as 17h30 e as 20h30, e será transmitida em direto no Facebook do IPDJ e no Youtube do @CNAPEF.

Experiências desportivas para todos os gostos

Segue-se a 25 de setembro o Dia do Professor de Educação Física, que vai ser celebrado com canoagem na Ria de Alvor e um passeio de BTT por Alvor, atividades dirigidas aos alunos e encarregados de educação do Agrupamento de Escolas da Bemposta, ao passo que de tarde será promovido no Parque da Juventude de Portimão o BMX Track Open Day, aberto as interessados em experimentar esta modalidade, que se devem inscrever gratuitamente junto da organização, a cargo do Clube Bicross de Portimão, pelos seguintes contactos: email info@cbp.pt ou telemóvel 969 086 686.

Também neste sábado tem lugar no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão um workshop integrado na programação do “Portugal a Dançar”, que possibilitará aos participantes aprender ou aperfeiçoar técnicas com os melhores na área do ballet (Maira de Barros, das 15h00 às 16h00), bollywood (Kritika Thakur, das 16h30 às 17h30) e danças latinas (Vadim Potapov, das 18h00 às 19h00). A inscrição é gratuita (portugaladancar.pt) para esta iniciativa do Dance4U Group.

As atividades de exterior vão dominar o domingo, 26 de setembro, com destaque para a vela, a canoagem, sob responsabilidade do Clube Naval de Portimão (inscrições gratuitas pelo email geral@clubenavaldeportimao.com ou telefone 282 417 529), e o surf na Praia da Rocha, promovido pelo Portimão Surf Clube (portimaosurfclube@gmail.com), estando igualmente agendada para a zona ribeirinha de Portimão a Portimão Bike Race Granfondo/Mediofondo, numa organização conjunta entre as associações Trail Runners de Portimão e GARRA, estando esta iniciativa também ligada à Semana da Bicicleta. 

Quanto ao dia 27 de setembro, foi reservado ao desporto inclusivo, com a prática de boccia destinada à comunidade escolar do Agrupamento de Escolas da Bemposta, enquanto a iniciativa Karaté para Todos está marcada para a Marina de Portimão, entre as 18h00 e as 19h00, numa organização da Ijka Portugal, que aceita inscrições gratuitas pelo email ijkaportugal@gmail.com ou pelo telemóvel 968 077 341.

28 de setembro será o dia do desporto sénior, realizando-se várias aulas abertas nos diversos equipamentos do concelho, a saber: Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande – hidroginástica (18h25 às 19h05) e yoga (19h10 às 20h00) – Inscrição gratuita: 282 248 571 / 962 290 427; Complexo Desportivo de Alvor – fitness workout (10h30 às 11h30) – Inscrição gratuita: 282 248 570; Pavilhão Desportivo da Boavista – Exercício E Saúde (9h20 às 10h00 e das 10h10 às 10h50) – Inscrição gratuita: 282 248 565; Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão – Exercício E Saúde (9h20 às 10h05, 10h15 às 11h00 e das 15h00 às 15h45) – Inscrição gratuita: 282 470 813; Piscina Municipal de Portimão (Portinado) – hidroginástica (8h40 – 9h20) e manutenção para adultos 9h40 às 10h20) – Inscrição gratuita: 282 415 456.

Haverá ainda lugar, a 29 de setembro, para o Dia do Desporto no Trabalho, no qual o Município de Portimão convidará os seus colaboradores a fazerem uma “pausa ativa” a partir das 10h30 na Praça 1º de Maio, com o objetivo de combater o sedentarismo e promover a saúde e qualidade de vida de todos.

Por outro lado, a Piscina Municipal de Portimão volta a receber sessões de hidroginástica (8h00 às 8h40 e das 9h20 às 10h20) e manutenção para adultos (8h40 às 9h20), numa iniciativa a cargo da Portinado, cujas inscrições gratuitas devem ser feitas pelo telefone 282 415 456. Ainda no mesmo dia, a ação Bemposta Fit proporá atividades desportivas para a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas da Bemposta.

Por fim, 30 de setembro foi a data escolhida para o 2º Fórum Nacional do Desporto para todos, no qual diversos especialistas abordarão a crescente importância da prática desportiva para a sociedade portuguesa.

O encontro, em formato webinar, pode ser seguido online na página da BeActive Portugal (https://beactiveportugal.ipdj.pt/) e destina-se essencialmente a treinadores, autarcas, técnicos e profissionais de desporto, dirigentes desportivos, académicos, professores de educação física, técnicos e profissionais de turismo, saúde, psicologia e educação social, estudantes de desporto, saúde, turismo e educação social, além de voluntários de desporto.

O programa completo da Semana Europeia do Desporto 2021 em Portimão pode ser consultado no sítio oficial da autarquia local (www.cm-portimao.pt), sendo de realçar que, face à situação pandémica que ainda se vive, todas as atividades previstas serão adaptadas ao atual contexto, nomeadamente com lotação limitada e a garantia do cumprimento das determinações emanadas pela Direção-Geral da Saúde, entre as quais a obrigatoriedade de apresentação do Certificado Digital COVID da União Europeia ou a realização de um teste negativo para aulas que decorram no interior dos equipamentos desportivos.