Atualidade

Exposição “Água Portimonense – 70 Anos de Abastecimento Público”

No ano em que assinala 20 anos de atividade e 70 anos de Serviços Municipalizados (1951–2021), dois marcos de incontornável importância para a história portimonense, a EMARP – Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão, apresenta a exposição intitulada “Água Portimonense – 70 Anos de Abastecimento público”.

Esta exposição oferece aos visitantes a oportunidade de percorrer a história da água Portimonense, até aos nossos dias, lembrando que a Vila Nova de Portimão era uma terra onde faltava água potável e que em tempos idos o seu abastecimento foi um grave problema, até 1901, altura em que entrou água no reservatório da Boavista, pela primeira vez.

Para além dos painéis informativos o núcleo expositivo contempla, como peça central, um motor a diesel, uma das peças que integrou o conjunto de maquinaria da Estação Elevatória da Figueira, que até aos anos 70 serviu a cidade. 

A exposição “Água Portimonense – 70 Anos de Abastecimento público” foi produzida internamente, pelos diferentes setores da EMARP, e contou com o apoio do Museu de Portimão. Esta mostra pode ser visitada a partir de hoje, dia 13 de setembro, das 8h30 às 17h30, até ao dia 22 de outubro, na área de atendimento.

Sobre a EMARP

Portimão foi um dos primeiros municípios portugueses a assumir um formato de gestão empresarial para os serviços municipalizados com a criação da EMARP – Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão, EM, SA, em 2001. 

Desde então a empresa tem vindo a acumular competências e atualmente atua na prestação de serviços públicos de abastecimento de água para consumo humano, de saneamento de águas residuais e de gestão de resíduos urbanos, na limpeza e higiene pública, na gestão e fiscalização da atividade publicitária, da ocupação de via pública e, recentemente, na gestão do sistema de estacionamento público urbano.

Somos uma empresa que trabalha para ser uma referência nas áreas em que atua, uma organização de excelência, que fomenta uma cultura de constante melhoramento procurando corresponder às expectativas dos seus clientes, colaboradores e parceiros.

Continuar presente na vida dos Portimonenses com responsabilidade, a trabalhar de forma empenhada para melhorar os seus sistemas e contribuir para um futuro mais sustentável é a nossa promessa.