Há uma nova modalidade federada Nasceu o Campeonato de Portugal de Sim Racing

A Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), o Automóvel Clube de Portugal (ACP) e a Sports&You vão organizar e promover os primeiros campeonatos nacionais de Simulação Automóvel, um universo também conhecido como Sim Racing. Um projeto inovador, disruptivo, orientado para um futuro que é já… hoje.
 
Atentas a todo o fenómeno dos eSports, ou desportos eletrónicos, as três entidades decidiram unir esforços e conhecimentos para criarem os primeiros Campeonatos Nacionais de Simulação Automóvel, seguindo a tendência e também a orientação geral da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). O Sim Racing nacional tem verificado um crescimento assinalável e sustentado, suportado no trabalho que diversas comunidades têm vindo a realizar. Mas, a partir de agora, os entusiastas da modalidade passam a lutar pela concretização de um objetivo maior: o de serem reconhecidos como Campeões de Portugal de Sim Racing.
 
Um importante passo para o Sim Racing, que, deste modo, passa a ter o estatuto de modalidade federada.
 
Ni Amorim, Presidente da FPAK, afirma: “Entendemos que este projeto pode trazer mais pessoas para o nosso desporto e ser uma porta de entrada para outras modalidades. Os jovens são, habitualmente, aqueles que mais se dedicam a esta modalidade e todos sabemos que precisamos de encontrar novos talentos. Aliás, não seria a primeira vez que isso aconteceria através das corridas virtuais. O ACP e a Sports&You, como parceiros, serão determinantes na promoção e organização das corridas. Por isso, estou certo de que será um sucesso”, concluí.
 
Já Carlos Barbosa, Presidente do ACP, considera que: “Este fenómeno dos eSports tem verificado um crescimento sem paralelo, ao qual não podíamos ficar indiferentes. Inovar e diversificar faz parte do ADN do ACP, pelo que decidimos em parceria com a FPAK e a Sports&You criar estas novas competições. O universo da simulação automóvel está repleto de talentos de todas as idades que é preciso incentivar e reconhecer ao mais alto nível. Este é um projeto que além de lançar uma nova disciplina estimula novas formas de adesão de jovens ao desporto motorizado, como o ACP também faz, todos os anos através da sua Formação de Karting, outro projeto único em termos nacionais.”
  
A presença da Sports&You, justifica-se segundo José Pedro Fontes, pelo facto de “como empresa ligada ao mundo do desporto automóvel, cuja atuação abrange todas as vertentes da mesma, desde a preparação de carros de competição, à organização de competições, à venda de automóveis de competição e peças, não podemos deixar de estar presentes num projeto desta natureza. Cada vez mais é mais desafiante para um jovem iniciar a sua carreira na competição automóvel e definitivamente este pode ser um caminho. Os simuladores são cada vez mais usados por pilotos profissionais como ferramentas de trabalho e já há inúmeros exemplos de pilotos que fizeram a transição do virtual para o real com sucesso.”
 
Os Campeonatos de Portugal de Simulação Automóvel são competições inclusivas, abertas a todos, sem exceção. Numa primeira fase, vão realizar-se dois campeonatos: um de monolugares com recurso a um Fórmula 3 e um de GT’s (corridas de resistência por equipas). Os vencedores são reconhecidos como Campeões de Portugal, estando previstos prémios monetários de cerca de 10 mil euros a dividir por ambas as competições.
 
Todos os interessados em participar, desde que tenham nacionalidade portuguesa ou domicílio fiscal em Portugal, podem já a partir de hoje tirar a “Licença E”, através do portal FPAK (em https://portalqa.fpak.pt/auth/view/login) que será gratuita.
 
Entre 18 e 21 de setembro, realiza-se a pré-qualificação, uma sessão permanente de treinos cronometrados, onde todos os pilotos têm de realizar o melhor tempo possível, pois o mesmo será crucial para determinar a divisão em que vão concorrer, sendo cada divisão constituída por 25 concorrentes. No final da temporada há lugar a subidas e descidas de divisão, consoante a classificação obtida.
 
A primeira prova do Campeonato de Portugal de Velocidade eSports, que utiliza o Fórmula 3, vai realizar-se no dia 6 de outubro no emblemático circuito inglês de Silverstone e a sexta e última prova deste campeonato terá lugar a 15 de dezembro. Cada jornada é composta por duas corridas, uma de 25 e outra de 40 minutos.
 
Já o Campeonato de Portugal de Endurance eSports, arranca a 25 de outubro, com uma corrida de 4 horas na pista Americana de Road Atlanta e tem mais quatro provas de 6 a 8 horas de duração, terminando a 18 de dezembro.
 
Nestes Campeonatos de Portugal de Simulação Automóvel, cada participante utiliza o seu computador pessoal para aceder à plataforma iRacing, uma das mais prestigiadas e utilizadas por estrelas do automobilismo como Max Verstappen, Lando Norris ou António Félix da Costa.
Mais desenvolvimentos estão previstos para um futuro próximo. O alargamento das competições a outras disciplinas virtuais do desporto automóvel, como os Ralis, Ralicross ou Montanha, está já a ser estudado. Também a inclusão de consolas de videojogos virá reforçar o caráter inclusivo deste projeto.
 
O reconhecimento do interesse desta iniciativa fica também bem patente no painel de parceiros que a ela se quiseram associar, fazendo parte do mesmo entidades como a Worten, o ISAG (Instituto Superior de Administração e Gestão), a Pirelli, a O-Rouge, Sim Race Hardware e a Thrustmaster.
 
“Enquanto marca líder no entretenimento em Portugal, a Worten está empenhada em fazer mais e melhor pelo gaming. Por isso tínhamos de estar ao lado do primeiro Campeonato Nacional de Simulação Automóvel. Um campeonato inovador e disruptivo, que vem comprovar que os esports já não são só uma tendência, mas sim uma realidade.” sublinha António Fuzeta da Ponte, Diretor de Marca e Comunicação da Worten. “Temos o gaming como eixo de ativação de marca há já alguns anos e é através do apoio a iniciativas inovadoras, como esta, que conseguimos impulsionar o gaming em Portugal e também estar próximos da comunidade que nos segue”, acrescenta.
 
Determinante para o sucesso dos Campeonatos de Portugal de Simulação Automóvel será a sua visibilidade, pelo que agora arranca também um ambicioso plano de promoção e comunicação, do qual fazem parte, como media partners, o canal SIC ADVNCE e a Razão Automóvel.
 
As transmissões em direto de todas as provas estarão a cargo da SIC Advnce, a nova marca SIC para a comunidade gaming e esports em Portugal. Conteúdos multiplataforma, em português e com gamers portugueses, de videojogos, consolas e PC’s são presença diária na SIC Advnce e chegam agora também os conteúdos dos Campeonatos de Portugal de Simulação Automóvel. Mas como este projeto pretende democratizar o Sim Racing, serão também produzidos inúmeros conteúdos com o intuito de dar a conhecer melhor este mundo e ajudarem todos aqueles que nele se queiram iniciar.
 
Cristina Vaz Tomé, Chief Revenue Officer do Grupo Impresa, afirma que “Para o Advnce é um momento épico transmitir em exclusivo os primeiros campeonato nacionais de SIM Racing. Temos muito orgulho em sermos parceiros da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, do Automóvel Club de Portugal e da Sports&You nesta iniciativa inédita em eSports, promovida por quem mais entende de desporto automóvel em Portugal. Será com certeza um sucesso,  e  o Advnce, através da suas plataformas, dará um contributo essencial na divulgação do SIM Racing junto da comunidade de gaming e eSports.”
 
Também parte importante para a mediatização deste projeto será a Razão Automóvel. A publicação especializada no setor automóvel líder de audiências em Portugal, a primeira escolha dos portugueses no que a conteúdos sobre automóveis diz respeito é uma publicação online diária, de âmbito nacional, que assenta a sua distribuição em diversas plataformas informáticas, com especialização noticiosa no ramo automóvel, pelo que, será também um importante canal da democratização deste fenómeno.