Atualidade

Inaugurada intervenção na Rua do Sol em Vilamoura

Os trabalhos de requalificação que decorreram ao longo dos últimos meses na Rua do Sol, em Vilamoura, foram hoje inaugurados, e vêm juntar-se a uma série de intervenções no espaço público deste núcleo urbano, enquadradas nos mesmos princípios de desenvolvimento urbano sustentável.

Esta obra visou melhorar a circulação nesta área que, a par da componente turística, é também cada vez mais uma zona residencial. Os trabalhos passaram pela alteração das redes de infraestruturas, requalificação do pavimento e sinalética, bem como criação de estacionamentos, ações que permitiram tornar o espaço “mais cómodo e confortável”.

Mantendo a lógica presente nas anteriores intervenções executadas na envolvente de “acessibilidade e mobilidade para todos”, foi criada aqui uma via partilhada, destinada também às bicicletas. É mais uma aposta para “promover a mobilidade ciclável” neste território que, de resto, foi percursor nesta matéria. “Vilamoura foi pioneira em Portugal ao ter uma rede de mobilidade ciclável bastante importante e, durante anos, foi um exemplo prático do caminho a seguir por todos nós um dia”, relembrou o responsável da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo.

A obra da Rua do Sol teve um valor de 1.050.000,00€ e constituiu “mais um contributo importante para a requalificação geral de Quarteira e de Vilamoura”. Nesta zona de transição entre as duas localidades, o autarca considera ser este, cada vez mais, um único polo urbano. “Uma cidade com duas partes de génese diferente, uma muito mais recente, outra com raízes e memória histórica, mas que se abraçam numa única malha urbana de elevadíssima qualidade”, frisou.