Desporto

Vilamoura recebe regatas de carnaval em junho

Mais de 3 centenas de velejadores preparam-se para rumar a Vilamoura para participar no 47º Torneio Internacional de Vela do Carnaval, organizado pelo CIMAV.

A maior prova de vela ligeira que se realiza em Portugal volta a ter uma frota de peso, que vai dar espetáculo no horizonte de Vilamoura, nos dias 11,12 e 13 de junho. 

É a festa da vela ligeira por excelência e está intimamente ligada à época do Carnaval. É assim há 46 anos, desde a sua fundação, mas este ano, devido à pandemia, o ‘Carnaval’ foi adiado para este mês de junho.  

Com mais de 200 embarcações e 4 classes, a competição irá decorrer em 2 campos de regatas distintos, montados relativamente perto da praia de forma a que o espetáculo seja visível aos muitos turistas que já se encontram em Vilamoura a passar férias.  

Como acontece habitualmente, a frota de Optimist, a classe de iniciação da vela, será a maior deste Torneio. Muitas dezenas de pequenos velejadores vão mostrar o que valem nos 3 dias de regatas, acabando por transformar esta competição na maior festa da vela que se realiza em Portugal. 

Entre participantes, equipas técnicas, acompanhantes, familiares e amigos prevê-se que o evento atraia à região perto de um milhar de pessoas, traduzindo-se numa importante fonte de receita para a hotelaria e restauração.  

 Para a classe Optimist, o Torneio de Carnaval será ainda mais importante já que integrará o Campeonato de Portugal de Juvenis e Infantis.   

A HISTÓRIA DE UM TORNEIO QUE VIROU TRADIÇÃO…

O Torneio Internacional de Vela do Carnaval é o maior evento de vela a nível nacional, quer em número de participantes, quer em número de embarcações e é também a prova que concentra o maior número de valores. Realiza-se ininterruptamente desde 1974, comemorou em 1999 as Bodas de Prata, tendo-se tornado desde há muitos anos num clássico da vela ligeira em Portugal e na Península Ibérica. Grandes nomes da vela nacional, que atualmente atuam nas provas mais emblemáticas do planeta, começaram o seu percurso competitivo precisamente nas regatas de carnaval de Vilamoura. 

 Desde 1997 que esta prova faz parte do Calendário Internacional da World Sailing, Federação Internacional de VelaI. Tal classificação prestigiou a prova, veio reconhecer a sua importância, e permitiu que o número de países participantes e equipas olímpicas tenham vindo progressivamente a aumentar nas mais recentes edições da prova.

 A organização do Torneio é da responsabilidade do CIMAV – Clube Internacional da Marina de Vilamoura, desde a sua fundação em 1975 e realiza-se todos os anos durante o carnaval, ocupando os três dias correspondentes a sábado, domingo e segunda-feira.