Atualidade

Palácio Gama Lobo é finalista do prémio nacional de reabilitação urbana

Os trabalhos de reabilitação inaugurados em 2019 no Palácio Gama Lobo, em Loulé, fazem parte da lista dos candidatos ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, na categoria de “Impacto Social”.

Promovido pelo Município de Loulé, o projeto, da autoria do Arquiteto Luis Guerreiro e executado pela construtora Costa&Carreira, constitui um trabalho notável do ponto de vista da arquitetura, sobretudo pelo equilíbrio alcançado entre o respeito pelas pré-existências e a incorporação de novos materiais e de novos elementos. 

O processo de reabilitação do Palácio Gama Lobo seguiu por caminhos de interpretação, preservação e recuperação, não dando lugar a radicalismos. Pretendeu-se que a intervenção fosse suave, eliminando os excessos e adicionando cuidadosamente algumas contemporaneidades arquitetónicas e artísticas que marcassem com respeito a nossa época. As soluções construtivas foram pouco intrusivas, datadas, contemporâneas e reversíveis sempre que possível, recorrendo à utilização de técnicas e materiais sustentáveis e ecológicos. 

O antigo edifício brasonado, uma casa nobre que constitui um marco da arquitetura civil de Loulé e um elemento importante na sua expansão e desenvolvimento urbano na segunda metade do século XVIII, é agora sede do Loulé Criativo. Os trabalhos de reabilitação permitiram criar um espaço destinado aos projetos do Turismo Criativo; o ECOA – Espaço de Criatividade, Ofícios e Artes com as valências de residências e oficinas; e o Loulé Design Lab. Zonas de coworking para designers e makers, oficinas de trabalho e oficinas de formação, espaço de biblioteca, espaço para palestras e reuniões, espaço de galeria visitável e uma loja são as áreas que se destacam neste edifício. 

Refira-se que esta reabilitação significou um investimento de 1,3 milhões de euros, com apoio de fundos comunitários.

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana é uma iniciativa da Vida Imobiliária e da Promevi, que vai distinguir as intervenções urbanas de maior valia para a sociedade nas suas múltiplas valências. O contributo para a qualificação das cidades e o seu impacto na comunidade, o sucesso medido pela aceitação pelo mercado, o impacto e valor social, a capacidade de induzir a mudança no tecido urbano. As diferentes valências de uma iniciativa imobiliária de sucesso estarão em análise para premiar a excelência.

Ainda não há data para a cerimónia de entrega dos prémios.