Atualidade

Marinha coordena resgate de quatro cidadãos polacos de veleiro sinistrado a oeste do cabo São Vicente

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) coordenou, desde o início da manhã de hoje, uma operação de resgate de quatro indivíduos de nacionalidade polaca do sexo masculino, tripulantes da embarcação à vela Alycon, de bandeira francesa, que se encontrava a navegar a cerca de 30 milhas náuticas (o equivalente a 55 km) a oeste do cabo de São Vicente.

O alerta foi recebido no MRCC Lisboa pelas 6h00, através de uma mensagem de socorro pelo serviço DSC (Digital Selective Calling) VHF. A embarcação reportou uma avaria no leme que deu origem a uma entrada de água que ameaçava afundar o navio. 

​​De imediato foi empenhado o navio mercante Jadeland de bandeira portuguesa, a navegar nas proximidades, que prontamente resgatou os 4 tripulantes do veleiro de 12 metros a afundar e se dirigiu para sul da ponta de Sagres com vista a passar os tripulantes resgatados para o navio da Marinha, NRP Pégaso. Este navio recebeu os tripulantes pelas 11h37 e prestou os primeiros socorros. ​Os tripulantes, dois adultos de 56 e 66 anos e dois jovens de 19 anos, encontram-se estáveis e sem ferimentos graves tendo desembarcado em Portimão às 15h00.