Portugal recebe campeonato do mundo de judo de veteranos e katas em outubro

Portugal é oficialmente o anfitrião do Campeonato do Mundo de Judo de Veteranos e de Katas 2021. O anúncio foi feito esta quinta-feira, 3 de junho, em Budapeste (onde se vai realizar o Campeonato do Mundo de Judo), numa cerimónia que juntou o Presidente da Federação Internacional de Judo (IJF) – Marius Vizer e o Presidente da Federação Portuguesa de Judo (FPJ) – Jorge Fernandes.

Lisboa foi a cidade escolhida para acolher o Campeonato do Mundo de Judo de Veteranos 2021, que se cumpre de 21 a 24 de outubro, e o Campeonato do Mundo de Judo de Katas 2021, realizada de 26 a 27 de outubro. O Pavilhão do Estádio Universitário de Lisboa vai ser o palco de ambas as provas. O Contrato de Organização dos eventos foi assinado esta quinta-feira, 3 de junho, pelos presidentes da IJF e da FPJ.

“Depois de dois anos difíceis, estou feliz por ver que os nossos veteranos e especialistas em kata serão novamente capazes de competir. É bom ver que, embora a Covid tenha suspendido essas competições, estas podem agora ser retomadas, assim como os nossos outros eventos. Quero agradecer a Portugal pela iniciativa. Estou convencido de que juntos podemos organizar uma grande competição. O Mundial Veterano e o Mundial de Katas são uma boa divulgação da nossa modalidade, mostrando que todos fazem parte da nossa família. É também uma ótima promoção para uma cidade como Lisboa. Eles têm um grande interesse nos veteranos e nos katas e é uma cidade que atrai muita atenção e muitos visitantes”, afirmou o Presidente da IJF – Marius Vizer.

“Estamos muito contentes por ter a oportunidade de receber os nossos amigos de todo o mundo. Este ano organizámos o Campeonato da Europa com sucesso. Com o Mundial de Veteranos e o Mundial de Katas, vamos para outro nível. Com este evento queremos mostrar à comunidade do judo que existem muitas formas diferentes de praticar o judo. Infelizmente o evento teve de ser cancelado várias vezes nos últimos meses, mas hoje acreditamos que estamos prontos para o receber e assim o faremos. Em 2021, Lisboa foi designada Capital Europeia do Desporto. Temos muitos atletas portugueses a atuarem nas duas categorias. Para eles vai ser uma oportunidade fantástica de competir em casa” referiu o Presidente da FPJ – Jorge Fernandes.